TELL ME A STORY!: JOGO DE CARTAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SUPERIOR

A DIGITAL CARD GAME FOR THE DEVELOPMENT OF ORAL COMMUNICATION IN ENGLISH IN HIGHER EDUCATION

Autores

  • Ana Paula Viana Dias Cruz Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Ensino de Língua Inglesa, Design thinking, Game Design, Jogos sérios

Resumo

Este artigo consiste em apresentar o processo de elaboração do jogo sério de cartas digitais Tell me a story!, fruto do mestrado profissional do Programa de Pós-graduação Criatividade e Inovação em Metodologias do Ensino Superior (PPGCIMES), da Universidade Federal do Pará (UFPA). O jogo tem como objetivo fomentar a comunicação oral em língua inglesa dos alunos do curso de Licenciatura em Letras-Língua Inglesa ou de outros contextos educacionais como a educação básica. A pesquisa teve como bases metodológicas o Design Thinking (Cavalcanti; Filatro, 2016) e o Game Design (Rolling; Adams, 2003; Mitgutsch; Alvarado, 2012; Schell, 2015), com uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. As fases de teste e validação mostraram que o produto educacional (jogo) Tell me a story! diminuiu a tensão da comunicação na língua por meio da ludicidade, característica eminente dos jogos; favoreceu o desenvolvimento de vocabulário relacionado ao cotidiano, encorajando, assim, os discentes a se comunicarem oralmente sobre assuntos familiares; promoveu a interação entre discentes de diferentes habilidades linguísticas; e permitiu que fossem protagonistas de suas aprendizagens em língua inglesa, incentivando a autonomia e tomada de decisões sobre suas estratégias no jogo, além da construção de suas narrativas orais na língua-alvo.

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Publicado

29/12/2023

Como Citar

Cruz, A. P. V. D. (2023). TELL ME A STORY!: JOGO DE CARTAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SUPERIOR: A DIGITAL CARD GAME FOR THE DEVELOPMENT OF ORAL COMMUNICATION IN ENGLISH IN HIGHER EDUCATION. evista BTecLE, 7(2), 123–143. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1145

Edição

Seção

Artigos