UMA ABORDAGEM DIALÓGICA SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA MULHER NO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
Palavras-chave:
Dialogismo, Cronotopo, Mulher, Anúncio publicitárioResumo
Este artigo tem o objetivo geral de evidenciar, nos anúncios impressos do jornal Folha de S. Paulo, nas edições de 1960 a 2020, o modo pelo qual a figura feminina se constituiu ao longo desse período. Foram selecionadas 18 edições dominicais, sendo 3 edições em cada década, para uma pré-análise. A escolha das publicações obedeceu ao critério do uso da figura verbo-visual da mulher no anúncio publicitário. A partir desses dados, foram selecionados os anúncios cujos temas são mais recorrentes ou refletem uma mudança de comportamento social. A fundamentação teórica está baseada nos conceitos de Bakhtin e o Círculo, sobretudo nos estudos sobre Dialogismo, Enunciado Concreto, Gêneros do Discurso e Cronotopo. Outros estudos foram agregados para complementar a fundamentação teórica e iluminar os aspectos sócio-históricos de cada período como Beauvoir (2019 a); Dondis (2013), Carvalho (1996), Carrascoza (1999) e Buitoni (2009). A análise dos dados nos possibilita concluir que a imagem da mulher, no período selecionado, esteve relacionada a produtos do lar, como eletrodomésticos, à ideia de disponibilidade de cuidar da família e à relação direta à beleza estética padrão de cada época, estabelecendo à mulher um lugar de submissão e secundarização, sem a ela conceder espaço de fala.
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