TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E O DISCURSO DA UNESCO: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Autores

  • Renata Francisco Dias UERJ

Palavras-chave:

Tecnologias na educação, Teoria Crítica do Currículo, UNESCO, Análise Crítica do Discurso

Resumo

Atualmente, é quase impossível pensar educação sem pensar o uso de tecnologias digitais, no entanto é comum que esta relação seja percebida de maneira acrítica e destituída de problematizações. Este artigo se propõe a refletir sobre esta perspectiva e sobre os sentidos produzidos nos currículos escolares a partir dela. Tendo por base os pressupostos da Teoria Crítica do Currículo e utilizando Michael Apple como principal referencial teórico, o objetivo deste estudo situa-se na busca por compreender a relação que se estabelece a partir do uso das tecnologias na educação e nas potencialidades que dela emergem em direção a uma proposta de currículo contra hegemônico. Assim, são discutidos diferentes sentidos de tecnologia e, tendo a Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclough como referencial metodológico, é analisada uma publicação recente da UNESCO sobre este tema, com o propósito de compreender as diferentes vozes que impactam o pensamento curricular no país. Em conclusão, é possível perceber que ainda que estejamos distantes da justiça social no que se refere ao uso das tecnologias na educação, é possível pensar um currículo que se contraponha a esta lógica hegemônica imposta.

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Publicado

29/12/2023

Como Citar

Francisco Dias, R. (2023). TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E O DISCURSO DA UNESCO: UMA ANÁLISE CRÍTICA. evista BTecLE, 7(2), 106–122. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1147

Edição

Seção

Artigos