EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA): DIÁRIO DE UMA MONITORA

Autores

Palavras-chave:

Diário reflexivo, Experiências de ensino, Português como língua adicional

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as experiências de ensino de Português como língua adicional (PLA) de uma monitora, buscando documentar a interação dinâmica entre variadas dimensões do processo de ensinar, além de propiciar à professora em formação a oportunidade de refletir sobre sua prática e o ensino de línguas adicionais. O estudo se configura como experiencial (MICCOLI, 2010, 2014; SILVA; CONCEIÇÃO, 2022) e narrativo (AROUCHA; SANTOS, 2019; PAIVA, 2019). Os dados foram gerados por meio da escrita de um diário reflexivo ao longo de quatro meses em que a professora em formação atuou como monitora em um programa de ensino de português avançado para graduandos estadunidenses. O Marco de Referência de Experiências de Ensino de Línguas (MICCOLI; BAMBIRRA; VIANINI, 2020) orientou a análise das narrativas, viabilizando acesso a diferentes domínios, para além do pedagógico-metodológico, que modularam as ações e escolhas da monitora em sala de aula. Como implicações, defendemos a legitimação da monitoria como espaço de formação agentiva do professor e a necessidade, apontada por outros pesquisadores, de formação específica e institucionalizada, nos cursos de Letras, que faça jus ao crescimento da área de PLA no Brasil. 

Referências

ALMEIDA, J. C. de. ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS: Por uma historicidade de institucionalização no Brasil. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – Unesp/Araraquara, p. 209. 2021.

AQUINO, M. A monitoria acadêmica no ensino de alemão como língua estrangeira em contexto universitário: reflexões sobre um projeto de formação crítica. ENSINO & PESQUISA, União da Vitória, v. 18, nº2, p. 23-35, maio/julho, 2020.

AROUCHA, C. B. L.; SANTOS, L F. Narrativas de vida e reflexões do professor como agente de letramento na escrita do Gênero diário. Gláuks: Revista de Letras e Artes, v. 19, p. 274-295, 2019.

AZARIAS, M. S.; AZEVEDO, I. C. M. Formação de professores de português como língua estrangeira: necessidades e desafios. In: 9º Encontro Internacional de Formação de Professores, Aracaju, Grupo Tiradentes, v. 9, p. 1-14, 2016. Disponível em: < https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/2353/477 >. Acesso em 30/09/2023.

BARBOSA, J. B.; FREIRE, D. J. Formação de professores e ensino de Português como Língua Adicional. In: ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 46, p. 593-602, 2017.

BARCELOS, A. M. F. Identities as emotioning and believing. In: Gary Barkhuizen. (Org.). Reflections on Language Teacher Identity Research. 1ed. New York: Routledge, 2017, v. 1, p. 145-150.

CAFÉ, P. T. S.; MATOS, A. C. F.; BORGES, F. G. B. A Formação de Professores de Português como Língua Adicional: crenças, dificuldades e possibilidades. Linguagem em Foco, v. 10, p. 105-118, 2018.

COELHO, H. S. H. Somos capazes de mudar nossa trajetória: experiências e emoções de professoras na educação continuada. In: MICCOLI, L. S. Pesquisa Experiencial em Contextos de Aprendizagem: Uma abordagem em evolução. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, v. 8, p. 267- 292.

CORDEIRO, E. N.; ALBUQUERQUE, J. I. A. De; BALDIN, F. D. C. Monitoria em Sala: Uma ação de formação docente. Fólio - Revista de Letras , v. 12, p. 315-338, 2020.

DUTRA, A. F. A formação inicial do professor de português língua estrangeira: aprendendo a ser um profissional colaborativo. Revista Signótica, v. 26, p. 579-602, 2014.

FRISON, L. M. B; de MORAES, M. A. C. As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Poíesis Pedagógica, v. 8, n. 2, p. 144-158, 2011. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14064>. Acesso em: 30/09/2023.

GOMES, S. X.; SILVA, E. I. da; BELARMINO A. C.; SILVA, J. P. da. Vivenciando a monitoria como espaço de construção da identidade do professor de matemática. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática. Anais do IX Encontro Paraibano de Educação Matemática. Campina Grande/PB: Editora Realize, p. 1-8, 2016.

GUIMARÃES, F. F.; FINARDI, K. R. Internacionalização e Português como Língua Estrangeira (PLE) - Levantamento e Discussão. Revista Internacional de Ensino Superior. n.1.v.8. Unicamp, São Paulo: 2022. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8663449. Acesso em 30/09/2023.

LIEBLICH, A., TUVAL-MASHIACH, R. & ZILBER, T. Narrative Research: Reading, analysis and interpretation. London: Sage Publications, 1998.

LIMA, C. V. A. Eu faço o que posso: experiências, agência e complexidade no ensino de língua inglesa. 2014. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

MICCOLI, L. Ensino e Aprendizagem de Inglês: Experiências, Desafios e Possibilidades. Campinas: Pontes Editores, 2010.

MICCOLI, L. A evolução da pesquisa experiencial – uma trajetória colaborativa. In: MICCOLI, L. (org.) Pesquisa com foco na Experiência: uma teoria em evolução. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.

MICCOLI, L. S.; LIMA, C. V. A. Experiências em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 12, n. 1, p. 49-72, 2012.

MICCOLI, L.; VIANINI, C. Análise Experiencial: um marco de referência para pesquisar o ensino em sala de aula. In: da SILVA, K.A; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M.; PEREIRA FILHO, C.A. (orgs.) A formação de professores de línguas: políticas, projetos e parcerias. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

MICCOLI, L.; BAMBIRRA, R.; VIANINI, C. Experiential research for understanding the complexity of teaching and learning English as a foreign language. ILHA DO DESTERRO (UFSC), v. 73, p. 19-42, 2020.

NUNES, R. H.; SILVA, K. A. da. A Internacionalização da Língua Portuguesa em tempo de crise da Covid-19: Educação e Cenário Globalizado. Revista Linguagem & Ensino. Pelotas, v. 24, n. 2, ABR-JUN, 2021.

PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.

SCHOFFEN, J. R.; MARTINS, A. Políticas linguísticas e definição de parâmetros para o ensino de Português como Língua Adicional: perspectivas portuguesa e brasileira. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 14, p. 271-306, 2016.

SILVA, K. A. da; CONCEIÇÃO, M. P. (orgs.) Experiências no Ensino-Aprendizagem e na Formação de Professores de Línguas: Festschrift para Laura Miccoli. Campinas, SP: Pontes editores, 2022.

SILVA, L. B. Da et al.. Contribuições da monitoria no processo de construção da identidade docente. Anais II CONEDU. Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15678>. Acesso em: 30/09/2023.

VIANINI, C; ARRUDA, C. Pesquisa Experiencial: agência no ensino e aprendizagem de línguas. In: SILVA, K. A; CONCEIÇÃO, M. P (orgs.). Experiências no ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas: Festschrift para Laura Miccoli; Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2022.

Downloads

Publicado

29/12/2023

Como Citar

da Costa, K., & Vianini, C. . (2023). EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA): DIÁRIO DE UMA MONITORA. evista BTecLE, 7(2), 175–191. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1161

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA