EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA): DIÁRIO DE UMA MONITORA
Palavras-chave:
Diário reflexivo, Experiências de ensino, Português como língua adicionalResumo
Este estudo teve como objetivo investigar as experiências de ensino de Português como língua adicional (PLA) de uma monitora, buscando documentar a interação dinâmica entre variadas dimensões do processo de ensinar, além de propiciar à professora em formação a oportunidade de refletir sobre sua prática e o ensino de línguas adicionais. O estudo se configura como experiencial (MICCOLI, 2010, 2014; SILVA; CONCEIÇÃO, 2022) e narrativo (AROUCHA; SANTOS, 2019; PAIVA, 2019). Os dados foram gerados por meio da escrita de um diário reflexivo ao longo de quatro meses em que a professora em formação atuou como monitora em um programa de ensino de português avançado para graduandos estadunidenses. O Marco de Referência de Experiências de Ensino de Línguas (MICCOLI; BAMBIRRA; VIANINI, 2020) orientou a análise das narrativas, viabilizando acesso a diferentes domínios, para além do pedagógico-metodológico, que modularam as ações e escolhas da monitora em sala de aula. Como implicações, defendemos a legitimação da monitoria como espaço de formação agentiva do professor e a necessidade, apontada por outros pesquisadores, de formação específica e institucionalizada, nos cursos de Letras, que faça jus ao crescimento da área de PLA no Brasil.
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