O INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA NOS EDITAIS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS PARANAENSES
Palavras-chave:
Inglês como língua franca, Formação de professores, Processo seletivo em universidades paranaensesResumo
A língua inglesa (LI) à luz da perspectiva do inglês como língua franca (ILF) tem sido um tópico amplamente discutido por estudiosos da linguagem (JENKINS, 2013; KIRKPATRICK, 2014; JENKINS, 2015; GIMENEZ et. al, 2019) atualmente, uma vez que o uso da LI revela questões culturais, linguísticas e sociais. Consequentemente, essa perspectiva esbarra na formação de professores de línguas adicionais, pois a visão da LI como uma língua desterritorializada impacta na maneira como ela é ensinada e aprendida. Este artigo objetiva analisar a forma pela qual o ILF é abordado pelas universidades estaduais do estado do Paraná em seus processos de seleção de professores. Para tal, examinamos os editais dos processos seletivos para professor temporário das universidades públicas paranaenses de 2020. A análise aponta que há temas diretamente relacionados ao ILF, temas implicitamente relacionados à perspectiva e temas que não estão necessariamente atrelados a ela, o que traz o questionamento de como a língua inglesa está sendo abordada pelas instituições. Este trabalho poderá contribuir para uma melhor compreensão do viés da formação de professores de LI das instituições analisadas, considerando que a maneira como a língua é vista pelas instâncias maiores pode impactar na abordagem da mesma pelo professor formador.
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