O INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA NOS EDITAIS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS PARANAENSES

Autores

  • Ana Barreto Universidade Estadual de Maringá
  • Aline P. B. Züge Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Inglês como língua franca, Formação de professores, Processo seletivo em universidades paranaenses

Resumo

A língua inglesa (LI) à luz da perspectiva do inglês como língua franca (ILF) tem sido um tópico amplamente discutido por estudiosos da linguagem (JENKINS, 2013; KIRKPATRICK, 2014; JENKINS, 2015; GIMENEZ et. al, 2019) atualmente, uma vez que o uso da LI revela questões culturais, linguísticas e sociais. Consequentemente, essa perspectiva esbarra na formação de professores de línguas adicionais, pois a visão da LI como uma língua desterritorializada impacta na maneira como ela é ensinada e aprendida. Este artigo objetiva analisar a forma pela qual o ILF é abordado pelas universidades estaduais do estado do Paraná em seus processos de seleção de professores. Para tal, examinamos os editais dos processos seletivos para professor temporário das universidades públicas paranaenses de 2020. A análise aponta que há temas diretamente relacionados ao ILF, temas implicitamente relacionados à perspectiva e temas que não estão necessariamente atrelados a ela, o que traz o questionamento de como a língua inglesa está sendo abordada pelas instituições. Este trabalho poderá contribuir para uma melhor compreensão do viés da formação de professores de LI das instituições analisadas, considerando que a maneira como a língua é vista pelas instâncias maiores pode impactar na abordagem da mesma pelo professor formador.

Referências

ALVES, P. C. R.; SIQUEIRA, S. A perspectiva do inglês como língua franca como agente de decolonialidade no Ensino de Língua Inglesa. Revista a Cor das Letras. Feira de Santana, v. 21, n. 2, p. 169-181, maio-agosto de 2020. DOI: <http://dx.doi.org/ 10.13102/cl.v2li2.5063>. Acesso em 22 de mai. 2021.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. The Social Construction of Reality: A Treatise in the Sociology of Knowledge. Garden City, NY: Doubleday, 1966. No Brasil: A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 2014.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. BRASIL.

COGO, A. English as a Lingua Franca: concepts, use, and implications. ELT Journal, v. 66, n. 1, p. 97-105, 2012.

DERRIDA, Jacques. Torres de Babel. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

DEWEY, M. English as a lingua franca and globalization: an interconnected perspective. International Journal of Applied Linguistics, v. 17, n. 3, p. 332-354, 2007.

DUBOC, A. P. M. Falando francamente: uma leitura bakhtiniana do conceito de “inglês como língua franca” no componente curricular língua inglesa da BNCC. Revista da Anpoll v. 1, n. 48, p. 10-22, Florianópolis, Jan./Jun.2019.

EL KADRI, M. S.; GIMENEZ, T. Formando professores de inglês para o contexto do inglês como língua franca. Acta Scientiarum, v. 35, n. 2, p. 125-133, 2013.

GIMENEZ, T. English as a global language and the internationalization of universities. In: BASURTOSANTOS, N.; CÁRDENAS, M. L. Investigaciones sin fronteras: temas nuevos y perdurables en lenguas extrangeras. Xalapa,Universidad Veracruzana, Dirección Editorial, 2016. p. 157-170.

GIMENEZ, T.; COGO, A.; EL KADRI, M.; CALVO, L. C. S. English as a Medium of Instruction in two state-funded Brazilian higher education institutions from an English as a lingua franca perspective: policy in practice. Research Report. British Council: UK-Brazil English Collaboration Call, p. 44-51, 2019.

JENKINS, J. English as a Lingua Franca in the International University: The politics of academic English language. Abingdon, GN: Routledge, 2013.

JENKINS, J. Repositioning English and multilingualism in English as a Lingua Franca. Englishes in Practice 2, p 49-85, 2015. Disponível em: . Acesso em 27 fev. 2021.

JORDÃO, C. M. ILA – ILF – ILE – ILG: quem dá conta? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, n. 1, p. 13-40, 2014. DOI: <https://doi.org/10.1590/S1984-63982014000100002>. Acesso em 27 fev. 2021.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.

KIRKPATRICK, A. The Language(s) of HE: EMI and/or ELF and/or Multilingualism? The Asian Journal of Applied Linguistics,(1), 4–15, 2014.

KUMARAVADIVELU, B. The Postmethod Condition: Emerging Strategies for Second/Foreing Teaching. TESOL Quarterly, v. 28, n. 1, 1994. Disponível em: <http://bkumaravadivelu.com/articles%20in%20pdfs/1994%20Kumaravadivelu%20Postmethod%20Condition.pdf>. Acesso em 26 fev. 2021.

LEFFA, V. J. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). O professor de línguas estrangeiras; construindo a profissão. Pelotas, 2001, v. 1, p. 333-355.

LEFFA, V.J.; IRALA, V.B. O ensino de outra(s) língua(s) na contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. In: LEFFA, V.J.; IRALA, V.B. (Orgs.) Uma espiadinha na sala de aula: Ensinando Línguas Adicionais no Brasil. Pelotas: EDUCAT, 2014. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/livro _espiadinha.pdf>. Acesso em 24 fev. 2021.

MOITA LOPES, L. P. Inglês e globalização em uma epistemologia de fronteira: ideologia linguística para tempos híbridos. D.E.L.T.A., v. 24, n. 2, p. 309-340, 2008.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

SIFAKIS, N. ELF Awareness as an opportunity for change: A transformative perspective for ESOL teacher education. Journal of English as a lingua franca, v. 3, n. 2, p. 317-335, 2014.

SIQUEIRA, S. Inglês como Língua Franca Não é Zona Neutra, é Zona Transcultural de Poder: Por Uma Descolonização de Concepções, Práticas e Atitudes. Línguas e Letras, v. 19, n. 44, 2018.

WIDDOWSON, H. Object of language and the language subject: on the mediating role of Applied Linguistics. Annual Review of Applied Linguistics 20, 21–33, 2000.

Publicado

28/06/2024

Como Citar

Barreto, A., & Züge, A. (2024). O INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA NOS EDITAIS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS PARANAENSES. evista BTecLE, 8(1), 150–168. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1169

Edição

Seção

Artigos