MODOS SEMIÓTICOS EM POSTAGENS EM UM PERFIL PARA APRENDIZAGEM INFORMAL NO INSTAGRAM: UMA ANÁLISE PELA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL

Autores

  • Karla Rabelo Bernardo Unifesp

Palavras-chave:

Modos semióticos; Multimodalidade; Instagram; Aprendizagem informal de inglês; Gêneros da Escola de Sydney.

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta uma análise dos modos semióticos presentes em seis postagens de uma conta para aprendizagem informal de inglês publicadas em um perfil na rede social Instagram. Com base na perspectiva sistêmico-funcional de Gêneros de texto de Rose e Martin (2012) e da Multimodalidade de Kress (2010), verificamos o gênero instanciado pelo corpus e mapeamos suas variáveis de registro de acordo com a abordagem de Gêneros de Texto da chamada Escola de Sydney (ROSE; MARTIN, 2012) e analisamos seus modos semióticos a partir da organização multimodal das postagens, conforme Kress e van Leeuwen (2001). Este texto tem como objetivo contribuir para a expansão dos estudos sobre multimodalidade e gêneros multimodais encontrados na composição das postagens feitas em uma rede social por um perfil voltado para ensino de inglês informal. Os resultados indicam que as postagens apresentam o propósito sociocomunicativo de ampliação do conhecimento sobre aspectos linguísticos no ensino informal, que, para ser entendido, deve ser considerado em determinado contexto e os diversos modos semióticos presentes em sua composição constituem significados através do nível de relação que apresentam entre si.

Referências

HALLIDAY, M.A.K. Part I. In: HALLIDAY, M.A.K e HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. London: Bloomsbury Publishing. 2001.

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Genre relations: mapping culture. London: Continuum, 2008.

ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to write, reading to learn – Genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. Sheffield and Bristol: Equinox, 2012.

VIAN JR., O. “Sobre o conceito de gêneros do discurso: diálogos entre Bakhtin e a linguística sistêmica funcional”. In: BRAIT, B. (Org.) Estudos enunciativos no Brasil. Histórias e Perspectivas. Campinas, SP: Pontes, 2001.

Arquivos adicionais

Publicado

22/07/2024

Como Citar

Rabelo Bernardo, K. (2024). MODOS SEMIÓTICOS EM POSTAGENS EM UM PERFIL PARA APRENDIZAGEM INFORMAL NO INSTAGRAM: UMA ANÁLISE PELA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. evista BTecLE, 8(1). ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1171

Edição

Seção

MATERIAIS DIDÁTICOS