A produção de Limericks como forma de promover a escrita criativa e a interação nas aulas de inglês

Autores

  • Maria Isabel Rios de Carvalho Viana

Palavras-chave:

Limericks; Língua inglesa; Escrita criativa; Interação.

Resumo

O aprendizado de uma nova língua envolve mais que o desenvolvimento de habilidades comunicativas. Compreende também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Cabe ao professor criar condições que ajudem a construir um ambiente de aprendizado seguro no qual o aluno se sinta bem em experimentar a linguagem. Tendo isso em mente, foi desenvolvida com os alunos do primeiro ano do ensino médio integrado do CEFET-MG Campus Divinópolis uma dinâmica de troca de Limericks, que são poemas curtos com uma estrutura fixa de versos, rimas e ritmo. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o modo como esta atividade foi planejada de forma a promover a escrita criativa e a interação nas aulas de inglês. Para tal, serão apresentados os passos na proposição da atividade e será feita uma análise das produções dos alunos à luz das discussões sobre a Escrita Criativa e das habilidades e competências definidas pela  BNCC. A partir dos Limericks produzidos e da avaliação da dinâmica foi possível perceber os resultados positivos do trabalho não apenas no que se refere ao aprendizado do gênero e das habilidades linguísticas, mas também no que diz respeito à criação de um ambiente seguro para o aprendizado de uma nova língua.

Referências

BRAGA, J.; RACILAN, M.; GOMES, R. New Alive High: Língua Inglesa: Ensino Médio. São Paulo: Edições SM, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CARTER, R.; LONG, M.N. Teaching Literature. Essex: Longman., 1991.

COOK, Guy. Language Play: Language Learning. Oxford: Oxford University Press, 2000.

HARPER, G. On Creative Writing. Bristol, Buffalo, New York and Toronto: Multilingual Matters, 2010.

LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

YAVUZ, A. Enhancing creativity in the communicative language classroom through poetry as a literary genre. Dil Dergisi Language Journal. Ankara, n.149, p.64-79 2010.

Arquivos adicionais

Publicado

22/07/2024

Como Citar

Rios de Carvalho Viana, M. I. (2024). A produção de Limericks como forma de promover a escrita criativa e a interação nas aulas de inglês. evista BTecLE, 8(1). ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1193

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA