DISCURSIVIDADES EM “COMO TREINAR O SEU DRAGÃO”: UMA ANÁLISE DE PROPRIEDADES MIDIÁTICAS NA ANIMAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Análise do Discurso, “Como treinar o seu dragão”, Teoria Crítica

Resumo

: Este artigo possui como objetivo compreender, de forma sucinta, as relações entre a mídia e o discurso presentes no primeiro filme da animação “Como treinar o seu dragão” (2010). Para tanto, estabeleceu-se uma perspectiva de análise discursiva entre a Teoria Crítica de Adorno e Horkheimer e a Análise do Discurso proposta por Michel Pêcheux, com a finalidade de descrever e interpretar as relações de poder e do papel do setor midiático em produções contemporâneas como a escolhida para tanto. Isto posto, através dos estudos sobre discurso, formação discursiva, ideologia e relações de poder, foi possível observar que as animações refletem as práticas discursivas e dinâmicas de poder na sociedade. Este estudo ressalta a necessidade de investigar a interseção entre mídia, cultura e poder.

Biografia do Autor

Lívia Mara Freires, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014) e em Filosofia pela Universidade de Franca (2014), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe da revista Porto das Letras (ISSN - 2448-0819) vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT. Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

Freires, L. M., & Barbosa Soares, T. . (2024). DISCURSIVIDADES EM “COMO TREINAR O SEU DRAGÃO”: UMA ANÁLISE DE PROPRIEDADES MIDIÁTICAS NA ANIMAÇÃO. evista BTecLE, 8(2), 114–126. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1196

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