MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

multiletramentos, educação infantil, estudos correlatos

Resumo

O presente artigo se propõe a investigar as contribuições da pedagogia dos multiletramentos no contexto da Educação Infantil. Com o objetivo de aprofundar essa compreensão, realizamos uma busca em três bases de dados: na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Catálogo de Teses e Dissertações Capes e no Portal de Periódicos Capes, no período de 2015 até 2022. Após a leitura dos textos encontrados, identificamos treze pesquisas que tratavam da temática da presente investigação. O estudo concluiu que apesar dos pesquisadores concordarem sobre a importância da inserção da pedagogia dos multiletramentos para o desenvolvimento infantil, a temática ainda é pouco trabalhada. Além disso, também foi evidenciado, nos estudos, a relevância da inserção dos multiletramentos já na educação infantil, por meio de práticas pedagógicas que considerem a multiplicidade de gêneros textuais, em situações que sejam significativas.

Biografia do Autor

Vanessa Russo Braz Neri, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul / USCS. Possui graduação em Pedagogia pelo Claretiano Centro Universitário (2018). Atualmente é Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais na Prefeitura Municipal de Santo André. Tem experiência na área de Educ

Maria de Fátima Ramos de Andrade, USCS

Possui pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas, doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi) letramentos e práticas pedagógicas. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro associada do World Education Research Association (Wera). Group: International Research Networks (IRNs). Didactics Learning and Teaching.

Elizabete Cristina Costa Renders, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pós Doutora (2015) e Doutora em Educação (2012) na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP, com pesquisas desenvolvidas sobre a educação inclusiva e equitativa. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017-atual). É líder do grupo de pesquisa ACESSI (Acessibilidade escolar e inclusão social) e membro do grupo diretor do INCLUDE - rede internacional de colaboração em pesquisa sobre o desenho universal para aprendizagem. Coordenadora do Laboratório de Práticas Educacionais Inclusivas da USCS. Em suas pesquisas, destacam-se temas como: educação inclusiva, desenho universal para a aprendizagem, epistemologias emergentes, formação de professores, educação especial na perspectiva inclusiva, universidade inclusiva.

Julia de Barros, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possuo graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação USP (2019), onde realizei pesquisa científica com foco de educação para surdos na época imperial. Pós-graduação em Educação Interativa e Aplicada com Surdos (2020) e Especialização em Alfabetização (2021).Foco de estudo e trabalho em Educação Especial, atualmente trabalhando como Professora de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) Bilíngue (Libras e Português) em Polo de Educação para Deficientes Auditivos e Surdos da Rede Municipal de Santo André, além de se Professora de projeto "Minha Escola é Polo DV" em Polo de Educação para Deficientes Visuais da Rede Municipal de Santo André. Ambas as funções com início em 2023.Experiência na área de Educação desde 2014 em Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Referências

BRITO, A. C. V. Imagens que contam: A Pedagogia dos Multiletramentos na Educação Infantil. Dissertação. Colégio Pedro II, 2017.

CASAGRANDE, T. C. De repente viramos youtubers: uso de recursos digitais em atividades de leitura e contação de histórias na educação infantil. Dissertação. UFLA, 2021.

MACIEL, J. M. C. Práticas de letramento na educação infantil: elementos para pensar a formação de atitude leitora e produtora de textos com crianças pequenas. Dissertação. UFSC, 2019.

REIS, D. D. Cultura Escrita na Educação Infantil: perspectivas e abordagens na produção. Dissertação. UNB, 2021.

RIBEIRO, P. H. G. Entre tradição e a inovação na sala de aula: Práticas de Multiletramento em contextos de educação bilingue no Brasil. Dissertação. UNASP, 2022.

RODRIGUES, T. V. D. Incentivando o engajamento discursivo com a língua inglesa por meio de personagens animados: abrindo a porta para os monstros na educação infantil. Dissertação. UNIPAMPA, 2018.

ROJO, R. H. R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

ROJO, R. et al. Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

SANTOS, A. S. R. Alfabetização, letramento e multiletramentos na educação infantil: práticas possíveis? Dissertação. UFB, 2016.

SANTOS, W. S. A educação infantil e a pedagogia dos multiletramentos. Revista do Centro de Ciências da Educação, 2021.

SANTOS, W. S. Pedagogia dos multiletramentos na formação continuada de professores de educação infantil em uma escola municipal de Uberlândia – Mg. Dissertação. UFTM, 2019.

SILVA, A. B. Indicadores para usos de objetos lúdicos: instrumentos para multiletramentos em creches. Dissertação. UNESP, 2018.

SILVA, N. A.; FERREIRA, H. M. A pedagogia dos multiletramentos e a multiplicidade semiótica no texto infantil. Devir Educação, 2020.

SILVA, S. M. P. Aprender brincando em língua estrangeira. Uma perspectiva dos multiletramentos na educação infantil. Dissertação. PUC/SP, 2015.

Downloads

Publicado

27/12/2024

Como Citar

Neri, V. R. B. ., Andrade, M. de F. R. de ., Renders, E. C. C. ., & Barros, J. de . (2024). MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. evista BTecLE, 8(2), 181–194. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1199

Edição

Seção

Artigos