MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
multiletramentos, educação infantil, estudos correlatosResumo
O presente artigo se propõe a investigar as contribuições da pedagogia dos multiletramentos no contexto da Educação Infantil. Com o objetivo de aprofundar essa compreensão, realizamos uma busca em três bases de dados: na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Catálogo de Teses e Dissertações Capes e no Portal de Periódicos Capes, no período de 2015 até 2022. Após a leitura dos textos encontrados, identificamos treze pesquisas que tratavam da temática da presente investigação. O estudo concluiu que apesar dos pesquisadores concordarem sobre a importância da inserção da pedagogia dos multiletramentos para o desenvolvimento infantil, a temática ainda é pouco trabalhada. Além disso, também foi evidenciado, nos estudos, a relevância da inserção dos multiletramentos já na educação infantil, por meio de práticas pedagógicas que considerem a multiplicidade de gêneros textuais, em situações que sejam significativas.
Referências
BRITO, A. C. V. Imagens que contam: A Pedagogia dos Multiletramentos na Educação Infantil. Dissertação. Colégio Pedro II, 2017.
CASAGRANDE, T. C. De repente viramos youtubers: uso de recursos digitais em atividades de leitura e contação de histórias na educação infantil. Dissertação. UFLA, 2021.
MACIEL, J. M. C. Práticas de letramento na educação infantil: elementos para pensar a formação de atitude leitora e produtora de textos com crianças pequenas. Dissertação. UFSC, 2019.
REIS, D. D. Cultura Escrita na Educação Infantil: perspectivas e abordagens na produção. Dissertação. UNB, 2021.
RIBEIRO, P. H. G. Entre tradição e a inovação na sala de aula: Práticas de Multiletramento em contextos de educação bilingue no Brasil. Dissertação. UNASP, 2022.
RODRIGUES, T. V. D. Incentivando o engajamento discursivo com a língua inglesa por meio de personagens animados: abrindo a porta para os monstros na educação infantil. Dissertação. UNIPAMPA, 2018.
ROJO, R. H. R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
ROJO, R. et al. Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
SANTOS, A. S. R. Alfabetização, letramento e multiletramentos na educação infantil: práticas possíveis? Dissertação. UFB, 2016.
SANTOS, W. S. A educação infantil e a pedagogia dos multiletramentos. Revista do Centro de Ciências da Educação, 2021.
SANTOS, W. S. Pedagogia dos multiletramentos na formação continuada de professores de educação infantil em uma escola municipal de Uberlândia – Mg. Dissertação. UFTM, 2019.
SILVA, A. B. Indicadores para usos de objetos lúdicos: instrumentos para multiletramentos em creches. Dissertação. UNESP, 2018.
SILVA, N. A.; FERREIRA, H. M. A pedagogia dos multiletramentos e a multiplicidade semiótica no texto infantil. Devir Educação, 2020.
SILVA, S. M. P. Aprender brincando em língua estrangeira. Uma perspectiva dos multiletramentos na educação infantil. Dissertação. PUC/SP, 2015.