UMA ANÁLISE DAS VARIANTES FÔNICAS DO ESPANHOL PARA O ENSINO DE PRONÚNCIA NA COLEÇÃO "CERCANÍA JOVEN"
Palavras-chave:
Materiais didáticos, Ensino de pronúncia, Variantes fônicasResumo
Este artigo tem como objetivo geral analisar o tratamento dado às variantes fônicas para o ensino da pronúncia na coleção “Cercanía Joven”. O estudo se baseia em uma análise dos livros dessa coleção, adotada pelo PNLD (Brasil, 2018), na qual buscamos identificar as variantes fônicas do espanhol nesses materiais e avaliar as propostas de atividades relacionadas ao ensino da pronúncia. Para isso, baseando-nos em estudiosos como Cantero (2003), Farias (2014), Poch Olivé (2002), Mellado (2005), Iruela (2004, 2007), Moreno Fernández (2010), Mesquita Neto (2020a), entre outros, que tratam sobre variação linguística em língua espanhola e o ensino de pronúncia. A metodologia é de natureza qualitativa, do tipo descritiva e tivemos como corpus a coleção Cercanía Joven. Os resultados apontam que há atividades que trabalham as habilidades da língua simultaneamente, no entanto, no que diz respeito à pronúncia e sua relação com as variações, há apenas tópicos que não aprofundam o ensino dessa habilidade e, tampouco, discutem ou favorecem a heterogeneidade da língua.
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