UMA ANÁLISE DAS VARIANTES FÔNICAS DO ESPANHOL PARA O ENSINO DE PRONÚNCIA NA COLEÇÃO "CERCANÍA JOVEN"

Autores

  • José de Mesquita Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Gilson Cunha Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Materiais didáticos, Ensino de pronúncia, Variantes fônicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral analisar o tratamento dado às variantes fônicas para o ensino da pronúncia na coleção “Cercanía Joven”. O estudo se baseia em uma análise dos livros dessa coleção, adotada pelo PNLD (Brasil, 2018), na qual buscamos identificar as variantes fônicas do espanhol nesses materiais e avaliar as propostas de atividades relacionadas ao ensino da pronúncia. Para isso, baseando-nos em estudiosos como Cantero (2003), Farias (2014), Poch Olivé (2002), Mellado (2005), Iruela (2004, 2007), Moreno Fernández (2010), Mesquita Neto (2020a), entre outros, que tratam sobre variação linguística em língua espanhola e o ensino de pronúncia. A metodologia é de natureza qualitativa, do tipo descritiva e tivemos como corpus a coleção Cercanía Joven. Os resultados apontam que há atividades que trabalham as habilidades da língua simultaneamente, no entanto, no que diz respeito à pronúncia e sua relação com as variações, há apenas tópicos que não aprofundam o ensino dessa habilidade e, tampouco, discutem ou favorecem a heterogeneidade da língua.

Biografia do Autor

José de Mesquita Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, pela UERN, campus de Pau dos Ferros (2020). Realizou estágio de pós-doutoramento sob supervisão da prof. Dr. Ana Graça Canan pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UFRN), desenvolvendo estudos sobre ensino de pronúncia em IES do RN. Atua como membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE), vice-líder do Núcleo de estudos e pesquisa de espanhol como língua estrangeira no Brasil (NUPELE) e membro pesquisador do Grupo de pesquisa PROVALE - Prosódia, variação e ensino. Professor do curso de Letras/Língua Espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) e professor do Programa de Mestrado Profissionalizante em Letras (ProfLetras).Já atuou como professor conteudista e formador da Universidade Aberta do Brasil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Gilson Cunha, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras - Lingua Espanhola pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022). Também licenciado em Letras - Língua Inglesa pela Estácio (2023). Possui especialização em Metodologias no Ensino de Língua Inglesa e Espanhola pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2024). Está se especializando no Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Avançado de Pau dos Ferros, na linha de pesquisa em ensino de línguas. Atua como membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE/UERN). Dedica-se ao estudo de ensino de línguas, com ênfase em variação e fonética.

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

Mesquita Neto, J. de, & Oliveira Neto, G. C. de. (2024). UMA ANÁLISE DAS VARIANTES FÔNICAS DO ESPANHOL PARA O ENSINO DE PRONÚNCIA NA COLEÇÃO "CERCANÍA JOVEN". evista BTecLE, 8(2), 341–355. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1219

Edição

Seção

Artigos