PLANEJAR E REPENSAR: UMA ANÁLISE DAS NECESSIDADES MÚTUAS Planning and rethinking: a mutual needs analysis

Luciana Moraes Silva Octaviano

Resumo


Os impactos sociais, culturais, econômicos e tecnológicos constantes na sociedade nos levam a repensar sobre a função da educação e o papel dos docentes na atualidade, proporcionando a revisão da atuação dos educadores, começando pela reflexão docente sobre os planos de ensino, materiais didáticos e práticas pedagógicas. Assim, foi proposta à turma de discentes matriculada na 2ª série do Ensino Médio da Escola Técnica Professor Massuyuki Kawano, a participação em uma pesquisa através do questionário adaptado sobre Needs Analysis (Hutchinson & Waters, 1987)[1], com o objetivo de estudar necessidades, desejos e lacunas de aprendizagem. Os resultados da pesquisa e a revisão bibliográfica possibilitaram a reflexão docente e o replanejamento do processo de ensino, uma vez que se identificou alterações nas necessidades de estudo a cada turma iniciante, a cada ano letivo; e que as frustrações quanto ao processo de aprendizagem são minimizadas quando os elementos causadores de limitações são identificados.

Palavras-chave: Reflexão docente; Necessidades, Desejos; Lacunas de Aprendizagem


[1] RAMOS, R.C.G. 1988. Questionário de Necessidades/Expectativas. Questionário elaborado para o módulo Necessidades e objetivos do ensino de inglês na escola pública do curso Reflexão sobre a Ação: o profesor de inglês aprendendo e ensinando.mimeo.

 


Texto completo:

PDF

Referências


RAMOS, R.C.G. 1988. Questionário de Necessidades/Expectativas. Questionário elaborado para o módulo Necessidades e objetivos do ensino de inglês na escola pública do curso Reflexão sobre a Ação: o profesor de inglês aprendendo e ensinando.mimeo.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2526-4478

______________________________________________________________________________