PLANEJAR E REPENSAR: UMA ANÁLISE DAS NECESSIDADES MÚTUAS
Palavras-chave:
Análise de Necessidades, Aprendizagem, ReplanejarResumo
Os impactos sociais, culturais, econômicos e tecnológicos constantes na sociedade nos levam a repensar sobre a função da educação e o papel dos docentes na atualidade, proporcionando a revisão da atuação dos educadores, começando pela reflexão docente sobre os planos de ensino, materiais didáticos e práticas pedagógicas. Assim, foi proposta à turma de discentes matriculada na 2ª série do Ensino Médio da Escola Técnica Professor Massuyuki Kawano, a participação em uma pesquisa através do questionário adaptado sobre Needs Analysis (Hutchinson & Waters, 1987)[1], com o objetivo de estudar necessidades, desejos e lacunas de aprendizagem. Os resultados da pesquisa e a revisão bibliográfica possibilitaram a reflexão docente e o replanejamento do processo de ensino, uma vez que se identificou alterações nas necessidades de estudo a cada turma iniciante, a cada ano letivo; e que as frustrações quanto ao processo de aprendizagem são minimizadas quando os elementos causadores de limitações são identificados.
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