PLANEJAR E REPENSAR: UMA ANÁLISE DAS NECESSIDADES MÚTUAS

Autores

  • Luciana Moraes Silva OCTAVIANO ETEC Prof. Massuyuki Kawano, Tupã, Brasil

Palavras-chave:

Análise de Necessidades, Aprendizagem, Replanejar

Resumo

Os impactos sociais, culturais, econômicos e tecnológicos constantes na sociedade nos levam a repensar sobre a função da educação e o papel dos docentes na atualidade, proporcionando a revisão da atuação dos educadores, começando pela reflexão docente sobre os planos de ensino, materiais didáticos e práticas pedagógicas. Assim, foi proposta à turma de discentes matriculada na 2ª série do Ensino Médio da Escola Técnica Professor Massuyuki Kawano, a participação em uma pesquisa através do questionário adaptado sobre Needs Analysis (Hutchinson & Waters, 1987)[1], com o objetivo de estudar necessidades, desejos e lacunas de aprendizagem. Os resultados da pesquisa e a revisão bibliográfica possibilitaram a reflexão docente e o replanejamento do processo de ensino, uma vez que se identificou alterações nas necessidades de estudo a cada turma iniciante, a cada ano letivo; e que as frustrações quanto ao processo de aprendizagem são minimizadas quando os elementos causadores de limitações são identificados. 

 

[1] RAMOS, R.C.G. 1988. Questionário de Necessidades/Expectativas. Questionário elaborado para o módulo Necessidades e objetivos do ensino de inglês na escola pública do curso Reflexão sobre a Ação: o profesor de inglês aprendendo e ensinando.mimeo.

 

Referências

AMARAL, V. L. do. Psicologia da educação - Natal, RN: EDUFRN, 2007. 208 p.: il.

BLOMMAERT, J; RAMPTON, B. Language and superdiversity. Diversities, v.13, n.2, 2011. ISSN 2079-6595, Disponível em: http://www.unesco.org/new/en/social-andhttp://www.unesco.org/new/en/social-and-human-sciences/resources/periodicals/diversities/past-issues/vol-13-no-2-2011/language-and-superdiversity/human-sciences/resources/periodicals/diversities/past-issues/vol-13-no-2http://www.unesco.org/new/en/social-and-human-sciences/resources/periodicals/diversities/past-issues/vol-13-no-2-2011/language-and-superdiversity/2011/language-and-superdiversity/ Acesso em 11 jan. 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:

Introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p.

FREIRE, P.. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa – 54ª ed – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

GARCIA, O.; FLORES, N. Multilingualism and Common Core State Standards in The

United States. In: MAY, S. The multilingual turn: implications for SLA, TESOL and Bilingual education. London: Routledge, 2014

HUTCHINSON, T. WATERS, A. English for Specific Purposes: a learning-centred approach. Cambridge University Press. 1987. Capítulo 6 “Needs Analysis”.

LIMA, A. P.; KAWACHI, G. J. Ensino de inglês para crianças da era da globalização: reflexões sobre (multi) letramentos, formação de professores e educação. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015

PERRENOUD, P. A prática Reflexiva no Ofício do Professor: Profissionalização e razão pedagógica, Porto Alegre-RS, Artmed Editora, 2002

PLATÃO, A República (ou Da Justiça)/Platão – tradução, textos complementares e notas Edson Bini – 2ªed. – São Paulo: EDIPRO, 2014.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, 2001 RAMOS, R.C.G. 1988. Questionário de Necessidades/Expectativas. Questionário elaborado para o módulo Necessidades e objetivos do ensino de inglês na escola pública do curso Reflexão sobre a Ação: o profesor de inglês aprendendo e ensinando.mimeo.

ROCHA, C. H.; BRAGA, D. B.; CALDAS, R. R. Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015

ROGERS, C. R. Freedom to learn. Charles E Merrill. Publishing Company; Columbus: Ohio, 1969

SÃO PAULO, 2011. Atualização da Proposta de Currículo por Competência para o

Ensino Médio do Centro Paula Souza – Centro Estadual de Educação Tecnológica

Paula Souza – Coordenação Geral de Almério Melquíades de Araújo – Dezembro de 2011

SIFAKIS, N. The education of teachers of English as a língua franca: a transformative perspective. International Journal of Applied Linguistics, v. 17, n.3, 2007

Downloads

Publicado

19/12/2018

Como Citar

OCTAVIANO, L. M. S. . (2018). PLANEJAR E REPENSAR: UMA ANÁLISE DAS NECESSIDADES MÚTUAS . evista BTecLE, 2(2), 192–204. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/128

Edição

Seção

Artigos