JOGOS DE TABULEIRO MODERNOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA

Autores

  • Patrícia Ingrid Ramos (12) 3621-2666

Palavras-chave:

Jogos de Tabuleiro Modernos, Ensino-Aprendizagem, Língua Portuguesa, Professor, Metodologias Ativas

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os efeitos do ensino de conteúdos gramaticais previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os 6º. e 7º. anos do Ensino Fundamental por meio de jogos de tabuleiro modernos. A metodologia adotada  resultou na adaptação de jogos com aplicação em sala de aula. Foi observado que os jogos de tabuleiro modernos possuem valor positivo no ensino-aprendizagem dos alunos, contribuindo para o processo acadêmico de forma desafiadora e divertida. O papel do  professor ganha destaque, ao promover um ambiente propício para a confiança do aluno e olhar individualizado, proporcionando espaço de interação e protagonismo. Portanto,  o ensino por meio dos jogos de tabuleiro modernos são importantes para o desenvolvimento individual e coletivo, e cabe ao professor, na maioria das vezes adaptar ou criar jogos, para atingir um fim determinado.

Biografia do Autor

Patrícia Ingrid Ramos, (12) 3621-2666

Pós-graduação mestradoem Línguistica Aplicada (UNITAU),  lato sensu pela União dos Cursos Superiores SEB em: Linguística e ensino de línguas,Graduação em Letras: português - espanhol pela União dos Cursos Superiores SEB (2010), Pós graduação (lato sensu) em Relações Internacionais (Instituto Damásio). Conhecimento em língua inglesa (Delphin School - Dublin/Irlanda) e Língua Espanhola (segunda língua). Atua como rofessora de literatura, português e espanhol, revisora, tradutora  e intérprete.

 

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

Ramos, P. I. (2022). JOGOS DE TABULEIRO MODERNOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA. evista BTecLE, 6(1), 123–138. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/13

Edição

Seção

Artigos