Reflexões sobre o papel da língua inglesa no contexto do ensino tecnológico

Talita Annunciato Rodrigues

Resumo


Baseado no conceito de papel ativo da linguagem, desenvolvido pelo filósofo Adam Schaff em sua obra Linguagem e Conhecimento, o objetivo deste artigo é refletir sobre como o papel social da língua inglesa pode contribuir para o desenvolvimento de competências dos futuros profissionais. Para que a realização deste trabalho fosse possível, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica a respeito do tema, a fim de comprovar a hipótese levantada. A conclusão é a de que o aprendizado da língua estrangeira no ensino tecnológico, mais especificamente da língua inglesa, não apenas contribui para a formação dos futuros profissionais, mas também para seu desenvolvimento enquanto cidadãos, fornecendo-lhes ferramentas para a compreensão e o questionamento das diversas realidades nas quais estão inseridos.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA FILHO, J.C.P. Aprendizagem e Ensino de Línguas em Contextos Tecnológicos. Revista Reverte. Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da Fatec. Indaiatuba. v. 6, 2008, p.1-7.

BRASIL. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais (Ensino Médio) – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, 2000. Disponível em: : http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 25 de jul. 2018.

CELANI, M. A. et al. The Brazilian ESP Project: an evaluation. São Paulo: Educ, 1988.

COTTON, D; FALVEY, D; KENT, S. Market Leader. Pre-Intermediate Business English. Course Book with Multi-Rom - Audio CD New Edition. Longman / Pearson Education, 2012.

LE BOTERF, G. A Razão de Ser do Profissionalismo. Desenvolvendo a Competência dos Profissionais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. Cap. 1, p. 15-35.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para uma nova profissão. In Patio. Revista Pedagógica. Porto Alegre. n.17, Maio-Julho, 2001.

SCHAFF, Adam. Linguagem e Conhecimento. Coimbra: Almedina, 1974.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2526-4478

______________________________________________________________________________