ESCRITA COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Ana Carla Lanzi CIOLA Faculdade de Tecnologia, Bauru, Brasil
  • Camila Maria da Costa KAMI Faculdade de Tecnologia, Bauru, Brasil
  • Nancy Aparecida Guanaes BONINI Faculdade de Tecnologia, Garça, Brasil

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Escrita colaborativa, Ensino tecnológico

Resumo

Um dos desafios do ensino de inglês é trazê-lo para a realidade do aluno e integrá-lo à sua necessidade. O presente trabalho propõe a interdisciplinaridade entre o Inglês VI e o Laboratório de Desenvolvimento em Banco de Dados VI, disciplinas ofertadas semestralmente aos alunos do sexto semestre de Banco de Dados da FATEC Bauru. O objetivo deste trabalho qualitativo foi identificar e categorizar as principais dificuldades dos discentes em relação à escrita do relatório em inglês. A fim de estimular o envolvimento dos alunos, foi utilizada a escrita colaborativa por meio do Google Docs, tal ferramenta permite trabalhar a escrita como processo, possibilitando que o aluno volte ao texto, observando os erros apontados pelo professor por meio dos “comentários”. Por sua vez, o professor ao ler os textos pode identificar as reais necessidades apresentadas pelos alunos e replanejar suas aulas a fim de contemplar as deficiências apresentadas.

Referências

CHAPELLE, C. 2007. Technology and Second Language Acquistion, Iowa State University. Disponível online em:

https://lib.dr.iastate.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1039&context=engl_pubs. Acesso em: 01 jul. 2018

COTOS, E. 2011. Potential of automated writing evaluation feedback. CALICO Journal 28 (2), 420-459. Disponível online em:

https://lib.dr.iastate.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=&httpsredir=1&article=1 058 &context=engl_pubs. Acesso em: 01 ago. 2018

DÖRNYEI, Z. 2007. Research Methods in Applied Linguistics: Quantitative, Qualitative and Mixed Methodologies. Oxford: Oxford University Press.

JAPIASSU, H. 1976. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda.

FAZENDA, I. C. A. et al. (Org.).1996. Práticas interdisciplinares na escola. 3. ed. São Paulo: Cortez.

LÜCK, H. 2001. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 9. ed. Petrópolis: Vozes.

WRESH, W. 1984. The computer in composition instruction: A writer’s tool. Urbana, IL: National Council of Teachers of English. Disponível online em:

https://lib.dr.iastate.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1039&context=engl_pubs. Acesso em: 01 ago. 2018

Downloads

Publicado

19/12/2018

Como Citar

CIOLA, A. C. L. ., KAMI, C. M. da C. ., & BONINI , N. A. G. . (2018). ESCRITA COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR . evista BTecLE, 2(2), 075–089. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/135

Edição

Seção

Artigos