ESCRITA COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR

Ana Carla Lanzi Ciola, Camila Maria da Costa KAMI, Nancy Aparecida Guanaes Bonini

Resumo


Um dos desafios do ensino de inglês é trazê-lo para a realidade do aluno e integrá-lo à sua necessidade. O presente trabalho propõe a interdisciplinaridade entre o Inglês VI e o Laboratório de Desenvolvimento em Banco de Dados VI, disciplinas ofertadas semestralmente aos alunos do sexto semestre de Banco de Dados da FATEC Bauru. O objetivo deste trabalho qualitativo foi identificar e categorizar as principais dificuldades dos discentes em relação à escrita do relatório em inglês. A fim de estimular o envolvimento dos alunos, foi utilizada a escrita colaborativa por meio do Google Docs, tal ferramenta permite trabalhar a escrita como processo, possibilitando que o aluno volte ao texto, observando os erros apontados pelo professor por meio dos “comentários”. Por sua vez, o professor ao ler os textos pode identificar as reais necessidades apresentadas pelos alunos e replanejar suas aulas a fim de contemplar as deficiências apresentadas.


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Referências


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ISSN 2526-4478

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