ANÁLISE QUALITATIVA DE DOCUMENTOS ORIENTADORES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO –USANDO FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA CONSTRUIR E VISUALISAR DEFINIÇÕES
Palavras-chave:
Ferramentas computacionais, Ensino médio integrado, Currículo integrado, Língua InglesaResumo
O presente trabalho tem por objetivo principal testar ferramentas computacionais de análise e representação de dados qualitativos no processo de elaboração de definições, verbais e imagéticas, sobre a educação profissional técnica integrada ao ensino médio, contextualizada pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Para tal propósito, foi utilizado o programa Voyant Tools, uma ferramenta computacional de leitura e análise de dados disposta em uma plataforma digital aberta e gratuita, para analisar dados oriundos de documentos oficiais, mais especificamente, o Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio (2007). O presente artigo expõe também um breve panorama sobre as concepções e princípios que embasam as políticas de ensino médio integrado a cursos técnicos e discute o agir do docente de línguas nessa seara sob a lente do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2008).
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