A EDUCAÇÃO BILÍNGUE E AS ESCOLAS PÚBLICAS: ENSAIO SOBRE O ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES DE SUA IMPLEMENTAÇÃO E SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA CONSTITUIÇÃO DE AGENTES TRANSFORMADORES EM UM CONTEXTO DESCOLONIAL

Autores

  • Monica Pena

Palavras-chave:

Educação bilíngue, Escola pública, Formação de professores, Letramento, CLIL

Resumo

O ensaio aborda os obstáculos que se apresentam à efetivação da Educação Bilíngue em Escolas Públicas e a questão social associada a isso, uma vez que a Educação Bilíngue poderia dar uma voz global a uma minoria que vive em locais menos favorecidos; uma minoria não em número, mas por estar sub-representada em um contexto global. No que se refere aos obstáculos que se apresentam, no ensaio se analisa brevemente a problemática da formação dos professores, a aquisição de linguagem e letramento na língua materna e adicional, bem como da motivação para aprender e a abordagem CLIL e suas possibilidades de sucesso neste respeito.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988. Disponível online em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 31/01/2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. Lei nº. 9394. 1996. Disponível online em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 31/01/2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível online em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue. Brasília: CNE/CEB, 2020. Disponível online em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/30000-uncategorised/90801-educacao-plurilingue. Acesso em: 31/01/2021.

LADEIA, Rita; VINHOLTE, Suzana e SOARES, Jéssica. Webinar: Diretrizes Curriculares para a Educação Bilíngue: Impactos na Formação de Professores. BRAZ-TESOL Belém Chapter. Disponível online em: https://youtu.be/hgPymMxGHAM. Acesso em 16/11/2020.

BRAZ-TESOL MBE SIG. Webinar: Second Language Acquisition by Children - Live Q&A. Disponível online em: https://www.facebook.com/btmbesig/videos/193068182032433/?t=1489. Acesso em 16/11/2020.

BRENTANO, Luciana. “A experiência bilíngue e a cognição: implicações na sala de aula.” IN: MEGALE, Antonieta (organização; prefácio Mejía, Anne-Marie Truscott de). Desafios e Práticas na Educação Bilíngue. Vol. 2. São Paulo: Fundação Santillana, 2020, pág. 123.

BRITISH COUNCIL. Políticas Públicas para o Ensino de Inglês: Um Panorama das Experiências na Rede Pública Brasileira. 1ª edição, São Paulo, 2019, p. 69. Disponível em https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/final-publicacao_politicaspublicasingles-compressed.pdf>. Acesso em 26 jan. 2021. CAÑADO, María Luisa Pérez (2019): CLIL and elitism: myth or reality?, The Language Learning Journal, DOI: 10.1080/09571736.2019.1645872

COYLE, Do; HOOD, Philip and MARSH, David. CLIL: Content and Language Integrated Learning. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2010. 15ª. Edição.

CRYSTAL, David. English as a global language. United States of America: CUP, 2003, 2ª. Edição.

DIAS, Camila. “Alfabetização, letramentos e multiletramentos em contextos bilíngues.” IN: MEGALE, Antonieta (organização; prefácio GARCÍA, Ofelia). Educação Bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019, pág. 87

DIAS, Camila. “Alfabetização e multiletramentos em contextos bilíngues: algumas propostas.” IN: MEGALE, Antonieta (organização; prefácio Mejía, Anne-Marie Truscott de). Desafios e Práticas na Educação Bilíngue. Vol. 2. São Paulo: Fundação Santillana, 2020, pág. 93.

DOIZ, Aintzane; LASAGABASTER, David & SIERRA, Juan Manuel (2014) CLIL and motivation: the effect of individual and contextual variables, The Language Learning Journal, 42:2, 209-224, DOI: 10.1080/09571736.2014.889508

GARCÍA, Ofelia & WOODLEY, Heather Homonoff. The Routledge Handbook of Educational Linguistics. Edited by Martha Bigelow and Johanna Ennser-Kananen, University of Minnesota, 2015 - by Routledge, New York, NY. Chapter 10 – Bilingual Education.

GROSJEAN, François. What bilingualism is NOT. Myths about bilingualism. Disponível em https://www.francoisgrosjean.ch/myths_en.html

KLEYN, Tatyana & GARCÍA, Ofelia. Translanguaging as an Act of Transformation, Restructuring, Teaching and Learning for Emergent Bilingual Students.

LIBERALI, Fernanda Coelho. “O desenvolvimento de agência e a Educação Multi/Bilíngue” IN: MEGALE, Antonieta (organização; prefácio Mejía, Anne-Marie Truscott de). Desafios e práticas na Educação Bilíngue. Vol. 2. São Paulo: Fundação Santillana, 2020, pág. 77.

LIBERALI, C. F. & MEGALE, A. H. (2016). Elite bilingual education in Brazil: an applied linguist's perspective. Colomb. Appl. Linguist. J., 18(2), pp. 95-108.

MARINI, Eduardo. A expansão das escolas bilíngues no Brasil. 06/08/2018. Revista Educação. Disponível online em: https://revistaeducacao.com.br/author/eduardo-marini/

MEGALE, Antonieta (organização; prefácio GARCÍA, Ofelia). “Bilinguismo e Educação Bilíngue” IN: Educação Bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019, pág. 13.

SAN ISIDRO, Francisco Xabier. AICLE: un viaje a HOTS. IN: HERRERA, Francisco. Enseñar español a niños y adolescentes. Enfoques y tendencias. Barcelona: Difusión, 2016, p.66.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: componente curricular: Língua Inglesa. – 2.ed. – São Paulo: SME/COPED, 2019.

SCHMID, Monika. The best age to learn a second language. The Independent (online newspaper). Monday, 8 February 2016. Disponível online em: https://www.independent.co.uk/news/education/the-best-age-to-learn-a-second-language-a6860886.html. Acesso em: 23/04/2020.

SHAKESPEARE, William. The Tempest. GlobalGrey, 2018. Disponível online em: globalgreyebooks.com. Acesso em: 16/11/2020.

SHAKESPEARE, William. A Tempestade. Versão para ebook: eBooksBrasil.org. Disponível online em: http://www.fatecjd.edu.br/clubedolivro/ebooks/A%20Tempestade-William%20Shakespeare.pdf. Acesso em: 25/04/2022.

Downloads

Publicado

30/06/2022

Como Citar

Pena, M. (2022). A EDUCAÇÃO BILÍNGUE E AS ESCOLAS PÚBLICAS: ENSAIO SOBRE O ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES DE SUA IMPLEMENTAÇÃO E SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA CONSTITUIÇÃO DE AGENTES TRANSFORMADORES EM UM CONTEXTO DESCOLONIAL. evista BTecLE, 6(1), 01–14. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/14

Edição

Seção

Artigos