ÁREA TÉCNICA E NÚCLEO COMUM: UM EXEMPLO DE CONVERGÊNCIA ENTRE O UNIVERSO DE PRODUÇÃO DE MODA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Ingrid Trioni Nunes Machado

Resumo


O conhecimento de uma língua estrangeira propicia a interação e participação do indivíduo no mundo globalizado bem como no mundo do trabalho, garantindo, dessa forma, sua inclusão nas reflexões da sociedade mundial atual. A partir dessa constatação, o projeto Pictionary consiste em confeccionar um dicionário de imagens (picture + dictionary em Inglês) para vocábulos do universo do curso de Produção em Moda. A partir de peças do vestuário e de objetos e instrumentos característicos de um laboratório de Moda, de um ateliê, de uma passarela ou até mesmo de uma sala de modelagem ou costura, serão realizadas pesquisas para saber qual é a sua referência em língua Inglesa. Em seguida, após um levantamento desses verbetes, os estudantes participantes do projeto farão uma relação entre a palavra traduzida para o Inglês com as imagens, fotos e figuras escolhidas.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. LEI Nº 11.892, de 29 de Dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília.

________. LDB – Lei 9394, de 20 de Dezembro de 1996 – Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília.

________. 2006. Ministério da Educação. Orientações Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Secretaria da Educação Básica. Brasília.

________. 2000. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Secretaria da Educação Básica. Brasília.

BROWN, D. H. 2007. Principles of Language Learning and Teaching. Longman.

CELCE-MURCIA, M. 2001. Teaching English as a Second or Foreign Language. Third Edition. London: Heinle Heinle – Thomson Learning.

CHOMSKY, N. 1965. Aspects of the Theory of Syntax. Cambridge, Mass: MIT Press.

GARDNER, H. 1993. Multiple intelligences: The theory in practice. New York: Basic Books.

KRASHEN, S. 1982. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Oxford: Pergamon Press.

LARSEN-FREEMAN, D. 2003. Techniques and Principles in Language Teaching. Second Edition. Oxford: Oxford University Press.

MOTTERAM, G. 2013. Innovations in Learning Technologies for English Language Teaching. London: British Council.

NUNAN, D. 1989. Designing tasks for the communicative classroom. Cambridge Press: CUP.

PACHECO, E. 2010. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC/SETEC.

RICHTER, M. G.; BALBINOT, M. 2001. A Abordagem Comunicativa na Aquisição de Língua Escrita. Disponível em . Acesso em: 25 mai. 2018.

PEREIRA, I. B. 2009. Interdisciplinaridade. Verbete. In: Fundação Oswaldo Cruz; Escola Politécnica De Saúde Joaquim Venâncio. Dicionário da Educação Social em Saúde. Rio de Janeiro.

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS AVANÇADO GOIOERÊ. Pedagógico do Curso Técnico em Produção de Moda. 2016. Disponível em . Acesso em: 25 mai. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2526-4478

______________________________________________________________________________