OS ERROS DE CATEGORIZAÇÃO EM MATERIAIS DIDÁTICOS DO PBSL E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL*

Bruna Lima Souza, Brenda Gabrielle Tavares Sales, Kamila Gomes Santos

Resumo


Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa “Léxico e Terminologia”. O estudo está no bojo do projeto “Aplicação dos percursos metodológicos da Lexicologia, da Lexicografia, da Terminologia e da Terminografia para sistematização de lexemas e de termos”, coordenado pela Profª. Drª. Michelle Machado de Oliveira Vilarinho. O objeto de estudo é a análise da atividade do livro “Pode Entrar” de Oliveira (2015), um material voltado para o ensino de português como segunda língua para imigrantes. A fim de tornar o material mais adequado para o público-alvo, busca corrigir as inadequações na categorização de uma atividade de vocabulário, e introduzir a variação linguística no Brasil. O método utilizado foi o descritivo-analítico e, como resultado, criamos um novo material com modelo de atividade constituída de textos autênticos, imagens reais para o vocabulário e exercícios de correspondência para que os conceitos, bem como as variantes sejam apresentados. 

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Referências


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ISSN 2526-4478 - Qualis "B3" (2017/2018)

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