OS ERROS DE CATEGORIZAÇÃO EM MATERIAIS DIDÁTICOS DO PBSL E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL

Autores

  • Bruna Lima de SOUZA Universidade de Brasília, Brasília, Brasil
  • Brenda Gabrielle Tavares de SALES Universidade de Brasília, Brasília, Brasil
  • Kamila Gomes dos SANTOS Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Palavras-chave:

Semântica cognitiva, Variação linguística, Segunda língua, Léxico, Terminologia

Resumo

Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa “Léxico e Terminologia”. O estudo está no bojo do projeto “Aplicação dos percursos metodológicos da Lexicologia, da Lexicografia, da Terminologia e da Terminografia para sistematização de lexemas e de termos. O objeto de estudo é a análise da atividade do livro “Pode Entrar” de Oliveira (2015), um material voltado para o ensino de português como segunda língua para imigrantes. A fim de tornar o material mais adequado para o público-alvo, busca corrigir as inadequações na categorização de uma atividade de vocabulário, e introduzir a variação linguística no Brasil. O método utilizado foi o descritivo-analítico e, como resultado, criamos um novo material com modelo de atividade constituída de textos autênticos, imagens reais para o vocabulário e exercícios de correspondência para que os conceitos, bem como as variantes, sejam apresentados. 

Referências

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz? 49. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

FAULSTICH, E. ; CAVALCANTI, A. M. B. . FRUTALEX- Léxico Multilingue de Frutas para Exportação. 1997. (Linguistica).

HEIDER, E. & OLIVIER, D. The structure of color space in naming and memory for two languages. Cognitive Psychology, 1972.

LAKOFF, G. Women, fire, and dangerous things: What categories reveal about the mind. Chicago : University of Chicago Press, 1987.

OLIVEIRA, Jacqueline, et al. Pode entrar: português do Brasil para refugiados. 1. ed. São Paulo, 2015.

McCAULEY, C. D. Stress and the eye of the beholder. Issues and Observations, 1987.

MERVIS, C. B. & ROSCH, E. Categorization of natural objects. Annual Review Psychology, 1981.

Downloads

Publicado

16/12/2019

Como Citar

SOUZA, B. L. de ., SALES , B. G. T. de ., & SANTOS, K. G. dos . (2019). OS ERROS DE CATEGORIZAÇÃO EM MATERIAIS DIDÁTICOS DO PBSL E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL . evista BTecLE, 3(2), 099–112. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/187

Edição

Seção

Artigos