TECNOLOGIA MÓVEL: O USO DO CELULAR PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Cybelle Croce Rocha CRANE Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista – Rubens Lara, Santos, Brasil

Palavras-chave:

Aparelho Celular, Tecnologia Móvel, Áudio, Aplicativo

Resumo

Esta pesquisa investigou o uso de dois aplicativos para tecnologia móvel na disciplina de Língua Inglesa buscando identificar diferentes maneiras de proporcionar o letramento visual crítico, permitindo aos alunos a capacidade de aprender e apreender a informação através de atividades auditivas. O estudo analisou a aplicabilidade do uso do aparelho celular como dispositivo móvel para aprendizagem de Língua Inglesa através de aplicativos gratuitos. A conclusão a que se chegou com esta investigação foi que o uso do celular no ensino-aprendizagem de línguas proporciona uma flexibilidade diferente e produtiva para o aluno adquirir saberes de uma nova forma em um ambiente de ensino tradicional.

Referências

BRITO, Glaucia; PURIFICAÇÃO, Ivonélia. Educação e novas tecnologias: um repensar. Curitiba: IBPEX, 2008

BUZATO, Marcelo. As (outras) quatro habilidades. Trabalho apresentado pelo Grupo de Tecnologia Educacional e Educação à distância da PUC – SP, 2003. Disponível em:

http://www4.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo4.pdf Acesso em: 15 jul. 2019

COSTA, Giselda. Mobile Learning: Explorando potencialidades com o uso do celular no ensino-aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira com alunos da escola pública (Doutorado em Letras) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013

LEMOS, André. Cidade e mobilidade. Telefones celulares, funções pós-massivas e territórios informacionais. Matrizes, s/d. Disponível em: https://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/Media1AndreLemos.pdf Acesso em: 19 jul 2019

MELO, Rafael; NEVES, Breno. Aplicativos educacionais livres para Mobile Learning. Revista Tecnologias na Educação – ano 6 – número 10 – julho, 2014. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art3-ano6-vol10-julho2014.pdf Acesso em: 20 jul. 2019

MOURA, Leonardo. Como escrever na rede: manual de conteúdo e redação para Internet. Rio de Janeiro: Record, 2002

OLIVEIRA, Rafael et. al. Aplicativo de aprendizagem móvel utilizando Realidade

Aumentada para ensino de língua inglesa. Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Uberlândia, 2016

PIVA JUNIOR, Dilermando. Sala de Aula Digital: uma introdução à cultura digital para educadores. São Paulo: Saraiva, 2013

INTERNATIONAL Telecommunications Union. Genebra, Suíça. Disponível em https://www.itu.int/en/ITU-D/Statistics/Pages/stat/default.aspx Acesso em: 11/07/2019

ZANCHETTA JUNIOR, Juvenal. Como usar a internet na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2012

Downloads

Publicado

16/12/2019

Como Citar

CRANE, C. C. R. . (2019). TECNOLOGIA MÓVEL: O USO DO CELULAR PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR . evista BTecLE, 3(2), 135–146. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/188

Edição

Seção

Artigos