LÍNGUA, DRAMA E ADAPTAÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA COM O TEATRO NAS AULAS DE LÍNGUA ITALIANA

Regina Farias de Queiroz

Resumo


Este artigo consiste na apresentação das etapas de construção do projeto interdisciplinar intitulado “Língua, drama e adaptações: literatura e teatro nas aulas de língua italiana”, executado com alunos de teatro, matriculados na disciplina Língua Italiana I, da Universidade do Estado do Amazonas e na análise do teatro como uma ferramenta complementar no ensino de língua estrangeira. Nesse projeto, foram desenvolvidas as habilidades de leitura, memorização e pronúncia, através da adaptação de um texto literário para o teatro. A aproximação com a literatura da língua estudada resultou, portanto, na ampliação dos conteúdos contemplados pela disciplina. Para tanto, recorremos ao método glottodrama (BRUCCIARELLI et.al.,2009) e à aplicação do teatro na sala de aula (GRANERO, 2011), partindo do pressuposto que língua e cultura são indissociáveis e que o aprendiz é, por excelência, o protagonista do processo de ensino e aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVES: Adaptação; Literatura; Teatro.;Ensino de língua italiana; Linguística Aplicada.


Texto completo:

PDF

Referências


BALLARIN, Elena; BEGOTTI, Paola. “L’insegnamentodella cultura”. In: DOLCE, Roberto; CELENTIN, Paola. (org.) La formazione di base del docente di italiano per stranieri. (Progetto ITALS Ca’ Foscari), Roma: Bonacci editore, 2000.

BRUCCIARELLI et al. Il metodoglottodrama: risorse e strumenti. Roma: Novalcultur, 2009.

BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro/ Anne Bogart; tradução Anna Viana; revisão de tradução Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins fontes, 2011.

COLLODI, Carlo. As aventuras de Pinóquio: história de uma marionete. Trad. de Leda Beck. São Paulo: Martin Claret, 2013.

DE MARTINO, Alessandra. Didattica teatrale e apprendimento dell’italiano come Lingua straniera: learning italian as a foreign language through drama In: Revista Internacional de Culturas y Literaturas, Universidad Servilla, Número XIX, 2016.

GRANERO, Vic Vieira. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.

KRASHEN, Stephen. The Input Hypothesis: issues and implications. 4.ed. New York, Longman, 1985.

MEZZADRI, Marco. I ferri del mestiere: (auto) formazione per l’insegante di lingua di Marco Mezzadri. Perugia: Guerra Edizioni, 2003.

OXFORD, Rebecca. Language learning strategies: what every teacher should know. Boston: Heinle& Heinle Publishers, 1990.

Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Edições ASA, 2001.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

REFERÊNCIAS VIRTUAIS

http://www.treccani.it/vocabolario/glottodidattica/ (Acessado em 28/12/2017)


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2526-4478 - Qualis "B3" (2017/2018)

______________________________________________________________________________