A MULTIMODALIDADE NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAL E IMAGÉTICA DAS TAREFAS III DO EXAME DE PROFICIÊNCIA EM PORTUGUÊS – CELPE-BRAS

Raissa Marques Azevedo

Resumo


Este artigo visa a examinar as representações imagética e social nas tarefas
III do Celpe-Bras aplicadas em 2013/1 e 2015/2 utilizando a pesquisa qualitativa como
método norteador da investigação, pois se baseia na observação e interpretação das
provas com o objetivo de estudar sobre como o exame de proficiência em Português –
Celpe-Bras lida e repassa para os candidatos questões sociais brasileiras e imagéticas.
Tendo sido feito a pesquisa com textos imagéticos e escritos embasados pela análise
crítica e multimodal dos autores Kress (2001), Vieira (2010), Ferraz (2011) e Ramos
(2007), os resultados obtidos atestaram para o fato de que as provas analisadas
buscaram provocar a reflexão a respeito do crescimento positivo profissional das
mulheres brasileiras. Esse resultado respondeu aos questionamentos que motivaram a
pesquisa como o motivo pelo qual os textos editoriais foram utilizados, tendo em vista o
seu poder de convencimento e como as mulheres foram representadas nas imagens.


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Referências


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ISSN 2526-4478 - Qualis "B3" (2017/2018)

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