A MULTIMODALIDADE NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAL E IMAGÉTICA DAS TAREFAS III DO EXAME DE PROFICIÊNCIA EM PORTUGUÊS – CELPE-BRAS
Palavras-chave:
Celpe-Bras, Multimodalidade, ProficiênciaResumo
Este artigo visa a examinar as representações imagética e social nas tarefas III do Celpe-Bras aplicadas em 2013/1 e 2015/2 utilizando a pesquisa qualitativa como método norteador da investigação, pois se baseia na observação e interpretação das provas com o objetivo de estudar sobre como o exame de proficiência em Português – Celpe-Bras lida e repassa para os candidatos questões sociais brasileiras e imagéticas. Tendo sido feito a pesquisa com textos imagéticos e escritos embasados pela análise crítica e multimodal dos autores Kress (2001), Vieira (2010), Ferraz (2011) e Ramos (2007), os resultados obtidos atestaram para o fato de que as provas analisadas buscaram provocar a reflexão a respeito do crescimento positivo profissional das mulheres brasileiras. Esse resultado respondeu aos questionamentos que motivaram a pesquisa como o motivo pelo qual os textos editoriais foram utilizados, tendo em vista o seu poder de convencimento e como as mulheres foram representadas nas imagens.
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