O DISCURSO MIDIÁTICO E OS PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO NUMA PERSPECTIVA SEMIOLINGUÍSTICA

João Benvindo de Moura, André de Moura Carvalho, Viviane Garcêz de Oliveira

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de desvelar, à luz da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2001, 2016) como se estabelece o contrato comunicacional midiático, com ênfase nos princípios supracitados em uma coluna de opinião escrita pelo jornalista Marcos Coimbra e publicada em 28 de março de 2018 na revista Carta Capital. A adoção do corte epistemológico deve-se ao fato de o sujeito enunciador apresentar conceitos que colaboram para uma compreensão das condições de produção que direcionam a realização do ato de linguagem, abarcando, nesse processo, os envolvidos na situação comunicativa. Para as análises, foi feita uma aplicação dos postulados teóricos propostos por esse autor, adequando-os ao objeto de estudo em foco. Com os resultados, verificamos que os discursos veiculados pelo Eue (Eu enunciador), isto é, o colunista, permitem o acesso aos princípios que possibilitam as condições de comunicação.

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Referências


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ISSN 2526-4478 - Qualis "B3" (2017/2018)

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