O DISCURSO MIDIÁTICO E OS PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO NUMA PERSPECTIVA SEMIOLINGUÍSTICA

Autores

  • André de Moura CARVALHO UFPI, Teresina, Brasil
  • Viviane Garcêz de OLIVEIRA UFPI, Teresina, Brasil/CAPES/FAPEPI
  • João Benvindo de MOURA UFPI, Teresina, Brasil

Palavras-chave:

Teoria semiolinguística, Princípios de comunicação, Revista carta capital

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de desvelar, à luz da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2001, 2016) como se estabelece o contrato comunicacional midiático, com ênfase nos princípios em uma coluna de opinião escrita pelo jornalista Marcos Coimbra e publicada em 28 de março de 2018 na revista Carta Capital. A adoção do corte epistemológico deve-se ao fato de o sujeito enunciador apresentar conceitos que colaboram para uma compreensão das condições de produção que direcionam a realização do ato de linguagem, abarcando, nesse processo, os envolvidos na situação comunicativa. Para as análises, foi feita uma aplicação dos postulados teóricos propostos por esse autor, adequando-os ao objeto de estudo em foco. Com os resultados, verificamos que os discursos veiculados pelo Eue (Eu enunciador), isto é, o colunista, permitem o acesso aos princípios que possibilitam as condições de comunicação.

Referências

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Publicado

16/12/2019

Como Citar

CARVALHO, A. de M. ., OLIVEIRA , V. G. de ., & MOURA, J. B. de . (2019). O DISCURSO MIDIÁTICO E OS PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO NUMA PERSPECTIVA SEMIOLINGUÍSTICA . evista BTecLE, 3(2), 083–098. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/195

Edição

Seção

Artigos