O PAPEL DO PROFESSOR NA ERA DIGITAL: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES

Autores

  • Michele Bruna de Sousa Silva GAL Universidade Estadual do Ceará/ FUNCAP, Fortaleza, Brasil
  • Débora Leite de OLIVEIRA Universidade Estadual do Ceará/ FUNCAP, Fortaleza, Brasil
  • Rozania Maria Alves de MORAES Universidade Estadual do Ceará/ FUNCAP, Fortaleza, Brasil
  • Rogéria Costa PEREIRA Universidade Estadual do Ceará/ FUNCAP, Fortaleza, Brasil

Palavras-chave:

Formação de professor, Letramento digital, Tecnologias

Resumo

Este trabalho propõe a análise e revisão de literatura sobre o papel do professor em meio às mudanças provenientes da era digital. Sabe-se que hoje, com o advento de recursos tecnológicos cada vez mais compactos, da internet e das redes sociais, podemos ter acesso a imagens, vídeos e pesquisas de âmbito mundial em segundos. Abordaremos neste estudo a relação do professor com as novas tecnologias, o letramento digital no ambiente escolar, o letramento digital com o ensino de línguas estrangeiras e a ética que deve existir quando trabalhamos com a internet. Baseandonos em pesquisas acerca do letramento digital, buscaremos analisar os desafios enfrentados por parte do professor em um mundo cada vez mais imediatista. Para tanto, recorremos aos estudos de Freitas (2010), Rabelo e Haguenauer (2014), Coscarelli e Ribeiro (2005) e Frade (2005), dentre outros, com o intuito de delinear o perfil do educador inserido na nova era da informação.

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Publicado

09/07/2021

Como Citar

GAL, M. B. de S. S. ., OLIVEIRA, D. L. de ., MORAES, R. M. A. de ., & PEREIRA, R. C. . (2021). O PAPEL DO PROFESSOR NA ERA DIGITAL: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES . evista BTecLE, 4(1), 268–283. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/229

Edição

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Artigos