ENSINO DE LÍNGUA ITALIANA PARA ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM CULTURAL E DA PRÁTICA EPILINGUÍSTICA

Renan Paulo Bini, Lohana Larissa Mariano CIVIERO, Renan Fabrício Lorenzatto da SILVA, Benilde Socreppa SCHULTZ

Resumo


Neste artigo, apresentam-se reflexões sobre experiências no Ensino de Língua Italiana como Língua Estrangeira para alunos adultos, a partir de aulas ministradas no primeiro ano do Celem do Ceebja Professora Joaquina Mattos Branco, localizado em Cascavel-PR. O contato com os alunos e a leitura de pesquisadores como Mezzadri (2003), Saporiti e Reši (2007), Marangon (2008), Cernigliaro (2010), Novaski e Werner (2011), entre outros, demonstraram a importância do desenvolvimento de aulas que contemplam as quatro competências linguísticas: falar, ouvir, escrever e ler no idioma em estudo. Assim, reflete-se sobre a importância da preparação de aulas com foco na realização de atividades de cunho epilinguístico, com ênfase na cultura. Para tanto, sugere-se o uso de diversos gêneros discursivos (formais e informais), para que os alunos se envolvam em contextos orais-dialogados e realizem produções escritas, o que pode motivar a apreensão da cultura e da Língua Italiana.


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Referências


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ISSN 2526-4478 - Qualis "B3" (2017/2018)

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