MULTILETRAMENTO E HIPERTEXTO: O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO MEDIADOR DO DESENVOLVIMENTO DO DISCURSO CRÍTICO
Palavras-chave:
Letramentos, Multiletramentos, HipertextoResumo
Neste artigo, busca-se retratar a pedagogia dos Multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996) como ferramenta nas aulas de Língua Portuguesa para formação do discurso crítico, fazendo do professor o mediador da busca pela autonomia dos alunos com o auxílio do hipertexto e das Tecnologias de Informação e Comunicação. Diferente da sala de aula estática e do uso das tecnologias já obsoletas, a proposta desse trabalho é a reflexão da contemporaneidade e a relação da web na vida dos discentes e como as práticas pedagógicas de letramentos devem ser modernizadas, buscando estimular e não afastar o aluno, produzindo, buscando e levando em consideração o social individual e coletivo.
Referências
BUZATO, M. Entre a fronteira e a periferia: linguagem e letramento na inclusão digital.
Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem/Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Designs for social futures. In: (Eds.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000a. _______________________. Multiliteracies: the beginnings of an idea. In COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000b.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.) Multiliteracies – Literacy learning and the design of social futures. NY: Routledge, 2006[2000].
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo, Editora Paz e Terra, 2019.
_______. Pedagogia da Autonomia. São Paulo, Editora Paz e Terra, 2007. GARCÍA-CANCLINI, N. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão.
KALANTZIS, M.; COPE, B. A Multiliteracies Pedagogy: a pedagogical supplement. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000a.
_______________________. Changing the role of schools. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000b.
KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
KRESS, G. Multimodality. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000. LANKSHEAR, Colin, and KNOBEL, Michele. New literacies: everyday practice and social learning. 3.ed. New York: Open University Press, 2011.
LEMKE, Jay L.. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trab.
linguist. apl., Campinas , v. 49, n. 2, p. 455-479, Dec. 2010 . Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010318132010000200009&lng=en&nrm=iso. Acesso em 03 Maio. 2020 às 18:00h. https://doi.org/10.1590/S0103-18132010000200009. MORAN, J. Aprendizagem significativa. Disponível em:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_inovadora/significativa.pdf.
Acesso em 27 fev. 2020 às 18:09h
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009. _____. Por novos e múltiplos letramentos. Revista Na Ponta do Lápis, São Paulo, n.27, p. 6-11, Ago. 2016. Disponível em https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/5917/npl27-03ago2016.pdf. Acesso em 03 Maio. 2020 às 18:10h.
_____. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004. Texto apresentado em Congresso realizado em maio de 2004.
ROJO, R.; MOURA, E. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola.
São Paulo: Parábola, 2012.
SOARES, Magda. Letramento um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
STREET, B. V. Introduction: the new literacy studies. Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
THE NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, 1996.