MULTILETRAMENTO E HIPERTEXTO: O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO MEDIADOR DO DESENVLVIMENTO DO DISCURSO CRÍTICO

Dany Thomaz Gonçalves, Estéfany Ingridy Cruz de Jesus

Resumo


Neste artigo, busca-se retratar a pedagogia dos Multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996) como ferramenta nas aulas de Língua Portuguesa para formação do discurso crítico, fazendo do professor o mediador da busca pela autonomia dos alunos com o auxílio do hipertexto e das Tecnologias de Informação e Comunicação. Diferente da sala de aula estática e do uso das tecnologias já obsoletas, a proposta desse trabalho é a reflexão da contemporaneidade e a relação da web na vida dos discentes e como as práticas pedagógicas de letramentos devem ser modernizadas, buscando estimular e não afastar o aluno, produzindo, buscando e levando em consideração o social individual e coletivo.

Texto completo:

PDF

Referências


BUZATO, M. Entre a fronteira e a periferia: linguagem e letramento na inclusão digital. 2007. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem/Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Designs for social futures. In: (Eds.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000a.

_______________________. Multiliteracies: the beginnings of an idea. In COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000b.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.) Multiliteracies – Literacy learning and the design of social futures. NY: Routledge, 2006[2000].

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo, Editora Paz e Terra, 2019.

_______. Pedagogia da Autonomia. São Paulo, Editora Paz e Terra, 2007.

GARCÍA-CANCLINI, N. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão.

KALANTZIS, M.; COPE, B. A Multiliteracies Pedagogy: a pedagogical supplement. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000a.

_______________________. Changing the role of schools. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000b.

KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KRESS, G. Multimodality. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

LANKSHEAR, Colin, and KNOBEL, Michele. New literacies: everyday practice and social learning. 3.ed. New York: Open University Press, 2011.

LEMKE, J. Metamedia literacy: Transforming meanings and media. In: REINKING, D. et al. (Eds.). Literacy for the 21st century: Technological transformation in a post-typographic world. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1998.

_______. Letramento metamidiático: Transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 49/2. Campinas, SP: DLA/IEL/UNICAMP, 2010, p. 1-17. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010318132010000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 02 mar. 2020 às 10h.

MORAN, J. Aprendizagem significativa. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_inovadora/significativa.pdf. Acesso em 27 fev. 2020 às 18:09h

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

_____. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004. Texto apresentado em Congresso realizado em maio de 2004.

ROJO, R.; MOURA, E. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SOARES, Magda. Letramento um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

STREET, B. V. Introduction: the new literacy studies. Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

THE NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2526-4478 - Qualis "B3" (2017/2018)

______________________________________________________________________________