MULTILETRAMENTOS: A CRIANÇA E AS PRIMEIRAS LEITURAS DIGITAIS
Palavras-chave:
Letramento Digital, Creche, Tecnologias EducacionaisResumo
Este artigo se insere nas discussões sobre os letramentos digitais. Tem objetivo de verificar como as crianças entram em contato com as primeiras leituras tecnológicas. A hipótese é que os diferentes textos digitais com os quais as crianças têm contato de forma natural favorecem o letramento. Por meio de conversas com as crianças e aplicação de questionário aos pais e professores levantou-se dados dos leitores do “clubinho da Laura”, texto digital usado pelas crianças e analisados em dois episódios. A metodologia é qualitativa ancorada no método de análise de conteúdo de Bardin (1977). Os conceitos aqui colimados são os de Kleiman (2014), Rojo (2005, 2012, 2017), Soares (2002), Street (2013) e outros. Os resultados indicam que, ao ingressarem na creche as crianças já têm acesso a algum tipo de tecnologia nômade (celulares, computadores, tablets). Isso facilita o letramento digital, se o manuseio for continuado na escola com as tecnologias educacionais.
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acessado em 20.12.2019
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