MULTILETRAMENTOS: A CRIANÇA E AS PRIMEIRAS LEITURAS DIGITAIS

Autores

  • Idelma Divina da SILVA Universidade Estadual de Goiás, Brasil
  • Kênia Mara de Freitas SIQUEIRA Universidade Estadual de Goiás, Brasil

Palavras-chave:

Letramento Digital, Creche, Tecnologias Educacionais

Resumo

Este artigo se insere nas discussões sobre os letramentos digitais. Tem objetivo de verificar como as crianças entram em contato com as primeiras leituras tecnológicas. A hipótese é que os diferentes textos digitais com os quais as crianças têm contato de forma natural favorecem o letramento. Por meio de conversas com as crianças e aplicação de questionário aos pais e professores levantou-se dados dos leitores do “clubinho da Laura”, texto digital usado pelas crianças e analisados em dois episódios. A metodologia é qualitativa ancorada no método de análise de conteúdo de Bardin (1977). Os conceitos aqui colimados são os de Kleiman (2014), Rojo (2005, 2012, 2017), Soares (2002), Street (2013) e outros.  Os resultados indicam que, ao ingressarem na creche as crianças já têm acesso a algum tipo de tecnologia nômade (celulares, computadores, tablets). Isso facilita o letramento digital, se o manuseio for continuado na escola com as tecnologias educacionais.

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Publicado

09/07/2021

Como Citar

SILVA, I. D. da ., & SIQUEIRA, K. M. de F. . (2021). MULTILETRAMENTOS: A CRIANÇA E AS PRIMEIRAS LEITURAS DIGITAIS . evista BTecLE, 4(1), 238–255. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/248

Edição

Seção

Artigos