COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA EM SITUAÇÕES METAPRESENCIAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Givanildo Silva SANTOS Universidade Federal do Sul da Bahia, Itabuna, Brasil
  • Claudia PUNGARTNIK Universidade Federal do Sul da Bahia, Itabuna, Brasil

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de língua estrangeira, Compreensão e produção oral, Metodologias ativas, Sala de aula invertida, Metapresencialidade

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar os desafios relacionados a situações metapresenciais e ao uso de metodologias ativas nas aulas do componente Expressão Oral em Língua Inglesa (EOLI) oferecidas pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) no primeiro ciclo em Colégios Universitários (CUNIs) localizados em quatro municípios na Bahia. Este artigo apresenta um estudo exploratório de pesquisa qualitativa no qual os resultados são baseados em observação e interpretação cuidadosas das aulas. O estudo se baseia no fato de que as aulas metapresenciais dependem do uso intenso das tecnologias de informação e comunicação e, portanto, as metodologias ativas são fortemente utilizadas para motivar os estudantes a uma aprendizagem autônoma através de atividades significativas. Os resultados favorecem nosso entendimento acerca dos desafios e escolhas na busca constante por novas técnicas e estratégias para lidar com a metapresencialidade no ensino superior.

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Publicado

09/07/2021

Como Citar

SANTOS, G. S., & PUNGARTNIK, C. (2021). COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA EM SITUAÇÕES METAPRESENCIAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES . evista BTecLE, 4(1), 090–114. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/261

Edição

Seção

Artigos