MEIO DIGITAL: ASPECTOS DE MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PRESENTES NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM LÍNGUA DE SINAIS

Alexsandra Melo Araújo, Márcia Tavares, Risoneide Ribeiro Nascimento

Resumo


Neste trabalho, compreendemos a importância do contato das crianças com textos literários, como um marco da inserção delas no mundo da leitura. Na contemporaneidade, o meio digital tem sido uma ferramenta importante nesse processo, principalmente para crianças surdas. Dentre as possibilidades ofertadas por esse meio, a contação de histórias em língua de sinais é constituída de elementos que permitem abordar uma diversidade de temáticas relacionadas às vivências do mundo infantil. Partindo desses pressupostos, investigamos os aspectos de mediação e a construção de sentidos em um vídeo de contação de histórias em Libras, disponível no YouTube. Os resultados nos levam a concluir que a contação de histórias em Libras em meio digital aponta que os acessórios utilizados e o livro são elementos fundamentais para a mediação do contador e para a construção de sentidos dos leitores.

Palavras-chave: Meio digital; Contação de histórias; Libras; Mediação.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ARENA, Dagoberto Buim. A literatura infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. In: MENIN, Ana Maria dos Santos; GIROTTO, Cyntia Graziella; ARENA, Dagoberto Buim; SOUSA, Renata Junqueira (Org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

GIRARDELLO, Gilka. Uma clareira no bosque: contar histórias na escola. Campinas: SP: Papirus, 2014.

GUIMARÃES, Ângelo de Moura; DIAS, Reinildes. Ambientes de aprendizagem: reengenharia da sala de aula. In: COSCARELLI, Carla Viana. (Org). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar 3º ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LIMA, Manolita Correia. Monografia: a engenharia da produção acadêmica. 2 ed. rev. atual. São Paulo: Saraiva, 2008

MÃOS AVENTUREIRAS. O livro dos sentimentos. Edição Camila Vargas. Idealizadora Carolina Hessel. [S.I.], 2018. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=3t-pW-AuQbg&t=203s Acesso em: 06 fev. 2020.

PARR, Todd. O livro dos sentimentos. São Paulo: Panda Books, 2006.

PEREIRA, Danielle Cristina Mendes; MUNIZ, Valéria Campos. Surdos em um mundo multimodal: um olhar sobre os elos entre ensino e língua portuguesa e novos gêneros textuais. Democratizar (FAETEC), Rio de Janeiro, v. 8, n.1, p. 13-24. Ago/Dez 2015. Disponível em: faeterj.petropolis.edu.br/democratizar/index.php/dmc/issue/archive. Acesso em: 18 dez. 2019.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do trabalho científico. 2.ed. Novo Hamburgo: Freevale, 2013.

SILVA, Greice Ferreira da; ARENA, Dagoberto Buim. O pequeno leitor e o processo de mediação de leitura literária. Álabe, v. 6, n. 6, p. 1-14, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/114764. Acesso em: 13 jan. 2020.

SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. 3.ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Aletria, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2526-4478 - Qualis "B3" (2017/2018)

______________________________________________________________________________