PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VERSÁTEIS E DECOLONIAIS EM ANGOLA E NA GUINÉ BISSAU: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO

Autores

  • Segunda CÁ Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil
  • Alexandre António TIMBANE Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil
  • Israel Mawete Ngola MANUEL Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil

Palavras-chave:

Ensino, Práticas pedagógicas, Decolonialidade, Guiné-Bissau, Angola

Resumo

A educação é conhecida como a ‘chave de sucesso’ em todas as nações do mundo, mesmo para aquelas que estão isoladas geograficamente com relação à vida moderna. Não existe uma sociedade, um grupo social, uma etnia ou uma comunidade sem educação. Falar de educação, obrigatoriamente temos que incluir o elemento língua, porque a educação é transmitida ou debatida por meio de uma língua. O trabalho tem por objetivo geral refletir sobre novas formas de ensino, visando a versatilidade no âmbito das práticas pedagógicas em Angola e na Guiné-Bissau partindo das realidades de cada país que por sinal são semelhantes. A ‘desgraça’ no sistema educacional de Angola e da Guiné-Bissau também é semelhante com a dos restantes países africanos de língua oficial portuguesa. É uma pesquisa Bibliográfica, uma vez que se baseia na leitura e fundamentação teórica. Da pesquisa se conclui que Há que refletir sobre as práticas pedagógicas versáteis e decoloniais para que Angola e Guiné-Bissau tenham uma educação virada para os interesses das comunidades locais. Isso passa pela formação dos professores e a mudança da ideologia colonial que ainda está presente nos povos africanos. 

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Publicado

09/07/2021

Como Citar

CÁ, S., TIMBANE, A. A. ., & MANUEL , I. M. N. . (2021). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VERSÁTEIS E DECOLONIAIS EM ANGOLA E NA GUINÉ BISSAU: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO . evista BTecLE, 4(1), 298–316. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/265

Edição

Seção

Artigos