NARRATIVAS DIGITAIS: UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM CRIATIVA NO ENSINO DE PORTUGUÊS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA O ENSINO TÉCNICO SUPERIOR

Autores

  • Tânia Regina Exposito FERREIRA Fatec – Faculdade de Tecnologia de Osasco, São Paulo, Brasil
  • Sirley Ambrosia Vitorio OLIVEIRA Fatec – Faculdade de Tecnologia de Osasco, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Aprendizagem criativa, Comunicação, Scratch, Formação

Resumo

Neste artigo relatamos uma experiência interdisciplinar desenvolvida com os discentes da Faculdade de Tecnologia Prefeito Hirant Sanazar (Fatec Osasco), nas disciplinas Língua Portuguesa e Lógica de Programação. A experiência teve como objetivo desenvolver o raciocínio sistemático e o trabalho colaborativo, competências e habilidades para a comunicação pessoal, acadêmica e profissional. Foram realizadas leituras dramatizadas, interpretação, discussão e escrita de textos, utilizando as tipologias descritiva, narrativa e expositiva, as quais foram codificadas em Narrativas Digitais, utilizando o software Scratch, baseado na aprendizagem criativa (Creative Learning) desenvolvido no Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab. Ao final do projeto obtivemos, como resultado, uma forte aceitação da metodologia de ensino aplicada, evolução quanto a participação e interesse dos alunos na compreensão de novos conceitos. As narrativas criadas foram apresentadas na Fatec Expo Week.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconci de; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem fronteiras, v.

, n.3, p.57-82, Set/Dez 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.htm. Acesso em: 30 nov. 2020.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Flor, Telefone, Moça. Revista Prosa Verso e Arte. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/flor-telefone-moca-carloshttps://www.revistaprosaversoearte.com/flor-telefone-moca-carlos-drummond-de-andrade/drummond-de-andrade/.Acesso em: 01/02/19.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do Texto. – 5ª ed. – São Paulo: Ática, 2011.

CLARKE, Robert; ADAM, Andrea. Digital Storytelling in Australia: Academic Perspectives and Reflections. Arts and Humanities in Higher Education, v. 11, n. 1-2, p. 157-176, feb./apr. 2012.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, 2017, 14.1: 268-288. ISSN 2177-2894. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. Acesso em: 13 mar. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404.

LEITE, Bruno Silva. Aprendizagem Tecnológica Ativa. Revista Internacional de Educação Superior, v.4, n. 3, 2018. doi:10.20396/riesup.v4i3.8652160. Consultado em 29 de maio de 2018.

Monozuhuri WA Hitozuhuri. Disponível em: http://leancombat.vlm.pt/monozukuri-wahttp://leancombat.vlm.pt/monozukuri-wa-hitozukuri/hitozukuri/. Acesso em 06/02/2019.

Monozukuri e Hitozukuri. Disponível em:

https://pt.slideshare.net/JoseDonizettiMoraes/hitozukuri. Acesso em 30/11/2020.

RESNICK, Mitchel; ROBINSON, Ken. Lifelong kindergarten: Cultivating creativity through projects, passion, peers, and play. The MIT Press: Cambridge, MA, 2017.

RODEGHIERO, Carolina Campos; SPEROTTO, Rosária Ilgenfritz; ÁVILA, Christiano Martino Otero. Aprendizagem criativa e scratch: possibilidades metodológicas de inovação no ensino superior. Momento-Diálogos em Educação, v. 27, n. 1, p. 188-207, 2018.

RODRIGUES, Alessandra. Narrativas digitais e experiência: exploração de conceitos e implicações para a educação em uma perspectiva humanista. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.2, p. 692-714 abr./jun. 2020.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da modernidade. São Paulo: Paulus, 2007.

XU, Yan; PARK, Hyungsung; BAEK, Youngkyun. A New Approach Toward Digital Storytelling: An Activity Focused on Writing Self Efficacy in Virtual Learning Environment. Educational Technology & Society, v. 14, n. 4, p. 181-191, 2011.

Downloads

Publicado

21/12/2020

Como Citar

FERREIRA, T. R. E. ., & OLIVEIRA , S. A. V. . (2020). NARRATIVAS DIGITAIS: UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM CRIATIVA NO ENSINO DE PORTUGUÊS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA O ENSINO TÉCNICO SUPERIOR. evista BTecLE, 4(2), 103–115. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/294

Edição

Seção

Artigos