ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO

Aliete Rocha Castro

Resumo


RESUMO: Considerando a leitura um elemento primordial e fundamental no processo de aprendizagem, organização e construção do conhecimento, buscou-se através de diversos textos um apoio teórico para a proposta deste artigo que se dedica a valorizar a leitura em língua inglesa na formação do estudante. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados alcançados a partir de uma intervenção pedagógica, realizada com alunos do 6º ano da Rede Pública Estadual de São Paulo, com o objetivo de conhecer e ser capaz de utilizar algumas estratégias de leitura para compreender satisfatoriamente os textos em língua inglesa. As aulas planejadas para o trabalho com as estratégias de leitura foram realizadas com o gênero textual fábula. Entre as estratégias de leitura trabalhadas, destacam-se o conhecimento prévio, skimming, scanning. Portanto, os resultados apresentados a seguir foram obtidos através de dois questionários aplicados no início e término do projeto com perguntas de múltipla escolha que visam analisar os resultados obtidos.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BROWN, H.D. Teaching by principles: An interactive approach to language pedagogy. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall Regents, 1994. p. 416.

CAMPOS, M.C. G, Confabulando. 2009. p.13-15. Disponível online em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1519-8.pdf. Acesso em: 19 jun. 2019.

OKIDOKIDO English. The City Mouse and the Country Mouse | Bedtime Stories for Kids. 2018. (5m47s) Disponível online em: https://www.youtube.com/watch?v=XldQJ YI1ims. Acesso em: 17 set. 2017.

__________. The Ant and the Grasshopper | Bedtime Stories for Kids in English. 2019. (10m19s). Disponível online em: https://www.youtube.com/watch?v=mxDszGjkBiI. Acesso em: 17 set. 2017.

DETLOR, T. Teaching with Aesop’s fables. 2001.

DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p.15-41.

GOODMAN, K. S. O Processo de Leitura: considerações a respeito das línguas e do desenvolvimento. In FERREIRO, E.; PALACIO, M. G. (Org.). Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. p.11-22.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: Teoria e Prática. 9.ed. Campinas: Pontes, 2002.

MOISÉS, M. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.

PARANÁ. DCES: Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna para Educação Básica. Governo do Estado do Paraná. SEED. Curitiba: PR, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 2526-4478 - Qualis "B3" (2017/2020)

______________________________________________________________________________