A IMPORTÂNCIA DO ELEMENTO LÚDICO NA FORMA DE CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS PARA TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO DE VOCABULÁRIO EM INGLÊS COM CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Valdivina Moreira ALVES Faculdade Cultura Inglesa, São Paulo/SP, Brasil

Palavras-chave:

Lúdico, Estórias Infantis, Vocabulário, Desenvolvimento

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a importância de se inserir o elemento lúdico na forma de contação de estórias para trabalhar o desenvolvimento de vocabulário em inglês com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental I. Como as estórias infantis já fazem parte do universo da criança desde muito cedo, a inserção desse elemento na ação pedagógica do educador faz com que o processo de ensino-aprendizagem aconteça de forma mais significativa para a criança, o que leva a um aprendizado mais efetivo e prazeroso. A pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva da pesquisa-ação qualitativa não positivista, contendo também elementos de pesquisa etnográfica, uma vez que a coleta de dados foi realizada no contexto de trabalho da pesquisadora. Por meio das atividades realizadas e analisadas , conclui-se que ao aproximar o contexto de sala de aula do contexto da criança, por meio da contação de estórias, obtêm-se um maior engajamento e motivação por parte das crianças, o que se reflete em um melhor aprendizado, no caso específico desta pesquisa, o de vocabulário da língua inglesa.

Referências

BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. Tradução Marcus Vinícius Mazzari. São Paulo: Summus. 1984.

CAMERON, Lynne. Teaching Languages to Young Learners. Cambridge: CUP, 2005

FRIEDMANN, Adriana. Linguagens e culturas infantis. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

ELLIS, Gail.; BREWSTER, Jean. Tell it Again! The Storytelling Handboook for Primary English Language Teacher. British Council. 2014.

HALLIWELL, S. Teaching English in the Primary Classroom. Longman Handbooks. 1992.

MAPA DA DESIGUALDADE 2019. Disponível online em: https://www.nossasaopaulo. org.br/wp-content/uploads/2019/11/Mapa_Desigualdade_2019_tabelas.pdf. Acesso em: 02 fev. 2021.

OLIVEIRA, K. Marta. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Editora Scipione, 1997.

SMESP. Currículo da cidade. São Paulo. 2017

VYGOTSKY, L, S. A formação Social da Mente. Tradução de Neto, J. C e colaboradores. São Paulo: Martins Fontes. 2014.

VYGOTSKY, L. S; LURIA, A; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Icone Editora, 2010.

WRIGHT, A. Storytelling with children. Oxford: OUP, 1995.

Downloads

Publicado

21/12/2021

Como Citar

ALVES, V. M. . (2021). A IMPORTÂNCIA DO ELEMENTO LÚDICO NA FORMA DE CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS PARA TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO DE VOCABULÁRIO EM INGLÊS COM CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I . evista BTecLE, 5(1), 234–248. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/310

Edição

Seção

Artigos