AULAS DE INGLÊS EM UM CURSO SEQUENCIAL DE REDES DE COMPUTADORES COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS
Palavras-chave:
Escola de Sydney, Pedagogia com base em gêneros, Inglês para Fins Específicos, Ensino médioResumo
Este estudo apresenta a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) inserida nas aulas de Inglês para Fins Específicos em um curso técnico de Redes de computadores para incitar os alunos a refletirem sobre a língua como prática social e não se restringissem à tradução de palavras. A LSF (HALLIDAY, 1994) foi objeto e método de análise das avaliações dos alunos pelo Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). A pedagogia com base em gêneros textuais da Escola de Sydney (ROSE; MARTIN, 2012) foi adaptada para o contexto local. Os textos foram selecionados pela análise de necessidades (HUTCHINSON; WATERS, 1987), seus propósitos relacionados às Estruturas Esquemáticas (MARTIN; ROSE, 2008). As avaliações indicam que houve contribuições para o incremento da conscientização dos alunos de que o uso da língua tem como objetivo a construção de sentido, sofre influência do contexto sociocultural, e que a língua é um sistema sociossemiótico que está além da tradução de palavras.
Referências
BADER KUHN, M. I. Gêneros da família de Reações a Textos em livros didáticos de Língua Portuguesa: estudo na perspectiva sistêmico-funcional da linguagem. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro de Artes e Letras, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2020.
BENESCH, S. Critical English for academic purposes: theory, politics, and practice. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., Publishers, 2001.
BLOMMAERT, J.; RAMPTON, B. Language and Superdiversity. A position paper. Working Papers in Urban Language and Literacies, s/v, n. 70, 2011. Disponível em: < https://www.academia.edu/6356809/WP70_Blommaert_and_Rampton_2011_Language _and_superdiversity_A_position_paper >. Acesso em: 19 set. 2021.
CAVALCANTI, B. A. P. A pedagogia de gêneros da escola de Sydney em aulas de inglês para fins específicos: um voo sistêmico-funcional. 2016. 155 p. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
CLANDININ, J; CONNELY; F. Narrative Inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey Bass Publishers, 2000.
COOPER, J. S; SOUZA, L. C; TRAJANO, J. E. 2014. Desafios do Ensino da Língua Inglesa como Língua Estrangeira (ILE) em Escolas Públicas de Santa Cruz-RN. Working Papers em Linguística, Florianópolis, vol. 1, n. 15, pp. 43-56, 2014. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/19848420.2014v15n1p43 >. Acesso em: 19 set. 2021.
COSTA, J. O. Itens lexicais avaliativos em texto fabulares no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras). Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.
DÖRNYEI, Z. Research Methods in Applied Linguistics. New York: Oxford University Press, 2007.
FARIA, F. D. A modalidade na competência V do ENEM: a aula de produção textual como prática de letramento critico sob a perspectiva sistêmico-funcional. Dissertação (Mestrado em Letras). Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2019.
students. It offers practical ways to help students organize for change.
GERHARDT, C. Investigações dos gêneros episódio e exemplum na perspectiva sistêmico-funcional em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Letras). Centro de Artes e Letras, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.
GERHARDT, C.; FUZER, C. Toda estória é uma narrativa? Gêneros de texto exemplum e episódio em livro didático de língua portuguesa. Trabalhos em Linguistíca Aplicada, Campinas, v. 59, n. 1, pp. 746-776, jan/abr 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132020000100746.
Acesso em: 15 set. 2021.
HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. 2 ed. London: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C.M.I.M. Halliday’s introduction to functional grammar. 4th ed. London/New York: Routledge, 2014.
HUTCHINSON T.; WATERS, A. English for specific purposes: a learning-cent red approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
KARTIKA-NINGSIH, H. Multilingual re-instantiation: genre pedagogy in Indonesian classrooms. 2016. 387 p. Tese (Doutorado em Linguística) – Department of Linguistics University of Sydney, Sydney, 2016.
LÖVSTEDT, A.C; WHITTAKER, R. Un proyecto europeo para la mejora de competencias discursivas en Europa: Reading to Learn en TeL4ELE. Lenguaje y textos, Valencia, n. 46, pp. 29-39, 2017. Disponível em: <http://doi.org/10.4995/lyt.2017.8712>.
Acesso em: 29 nov 2021.
MARTIN, J. R. English text. Amsterdam: John Benjamin Publishing Co, 1992.
MARTIN, J.R.; ROSE, D. Genre Relations: Mapping Culture. London: Equinox, 2008. MARTIN, J.R.; WHITE, P.R.R. The Language of evaluation: appraisal in English. New York: Palgrave Macmillan, 2005.
MUNIZ DA SILVA, E. C. Ciclo de aprendizagem baseado em gêneros. Linguagem, Estudos e Pesquisas, Catalão-GO, v.19, n. 02, pp. 19-37, 2015. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/41251 >. Acesso em: 19 set. 2021.
PIRES, C. Z. Unindo as pontas da teoria e da prática: contribuições da pedagogia de gêneros sob o viés da linguística sistêmico-funcional na leitura e na escrita de notícias jornalísticas. 2017. 135 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
ROSE, D.; MARTIN, J.R. Learning to write. Reading to learn. Genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. Sheffield (UK) and Bristol (USA): Equinox Publishing Ltd, 2012.
_____. Leer para aprender. Lectura y escritura en las áreas del currículo, Madrid: Ediciones Pirámide, 2018.
QUEIROZ, R. “Eu pensei que ia sair daqui falando inglês” – um estudo sistêmicofuncional sobre papeis sociais atribuídos por alunos de um curso de Letras/inglês. 160f. Dissertação de Mestrado em Estudos da Linguagem. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012.
ROSE, David; ACEVEDO, Claire. Aprender a escribir, leer para aprender: origen y
desarrollo de proyectos para la mejora de la lectura y la escritura en Australia. Lenguaje y Textos, Valencia, n. 46, 2017. p. 7-18. Disponível em:
<https://polipapers.upv.es/index.php/lyt/article/view/8688>. Acesso em: 29 nov 2021. SANTORUM, K. O efeito tridimensional obtido com o ciclo Reading to Learn: a apropriação de uma metalinguagem pedagógica - emoldurado pela linguística sistêmicofuncional. 234 p. Tese (Doutorado em Letras). Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
SOARES, R. M. Gêneros em contos e crônicas em livros didáticos de português no Ensino Médio: um estudo sistêmico-funcional. 2019. 438 p. Tese (Doutorado em Letras). Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
SOUSA, M. Ciclo de ensino e aprendizagem, gramática e contexto: um estudo do uso dos processos em estórias na escola. 2016. 131 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras/ProfLetras). Universidade de Pernambuco, Nazaré da Mata, 2016.
VERTOVEC, S. Super-diversity and its implications. Ethnic and Racial Studies, London, vol. 30, n. 6, p. 1024-1054, 2010. Disponível em:
<http://dx.doi.org/10.1080/01419870701599465>. Acesso em: 15. set. 2021.
VIAN JR., O. O ensino de português instrumental em cursos de graduação. Revista Linguagem em (DIS)curso, v. 6, n. 3, set/dez 2006. Disponível em: < http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/3 43/364> . Acesso em: 16 set. 2021.
VIAN JR., O. A pedagogia de gêneros da "Escola de Sydney": da análise de gêneros ao ensino e à formação de professores. In: Fabíola A. Sartin Dutra Parreira Almeida; Vanessa Regina Duarte Xavier (Orgs). (Org.). Diálogos e perspectivas nos estudos do léxico e formação de professores. 1ª ed. Campinas: Mercado de Letras, 2017, v. 1, p. 233-248. VIAN JR., O. A perspectiva sistêmico-funcional de gêneros, o ensino e a educação de professores. In: Vera Lúcia Lopes Cristróvão. (Org.). Gêneros (textuais/discursivos), ensino e educação (inicial e continuada) de professores de línguas. 1ª ed. Campinas: Mercado de Letras, 2018, v. 1, p. 43-66.
WEBER, S.; FUZER, C. O gênero de texto relato histórico explicativo em livro didático de história: organização e relação de eventos sobre a ditadura civil-militar no Brasil. Revista (Con)textos linguísticos, Vitória, v. 14, n. 27, p. 360-378, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27498. Acesso em: 15 set. 2021.
WESTHOFF, I. Desarrollo de una secuencia didáctica basada en el programa Leer para Aprender: propuesta de aproximación al género narración en la educación primaria en Chile. Lenguaje y textos, Valencia, n. 46, pp. 19-28, 2017. Disponível em: <https://polipapers.upv.es/index.php/lyt/article/view/8722>. Acesso em: 29 nov 2021.