AULAS DE INGLÊS EM UM CURSO SEQUENCIAL DE REDES DE COMPUTADORES COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS

Autores

  • Beatriz Alves Paulo CAVALCANTI IFRN, Rio Grande do Norte, Brasil
  • Orlando VIAN JR UNIFESP, São Paulo/SP, Brasil/CNPq

Palavras-chave:

Escola de Sydney, Pedagogia com base em gêneros, Inglês para Fins Específicos, Ensino médio

Resumo

Este estudo apresenta a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) inserida nas aulas de Inglês para Fins Específicos em um curso técnico de Redes de computadores para incitar os alunos a refletirem sobre a língua como prática social e não se restringissem à tradução de palavras. A LSF (HALLIDAY, 1994) foi  objeto e método de análise das avaliações dos alunos pelo Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). A pedagogia com base em gêneros textuais da Escola de Sydney (ROSE; MARTIN, 2012) foi adaptada para o contexto local. Os textos foram selecionados pela análise de necessidades (HUTCHINSON; WATERS, 1987), seus propósitos relacionados às Estruturas Esquemáticas (MARTIN; ROSE, 2008).  As avaliações indicam que houve contribuições para o incremento da conscientização dos alunos de que o uso da língua tem como objetivo a construção de sentido, sofre influência do contexto sociocultural, e que a língua é um sistema sociossemiótico que está além da tradução de palavras.

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Publicado

21/12/2021

Como Citar

CAVALCANTI, B. A. P. ., & VIAN JR, O. (2021). AULAS DE INGLÊS EM UM CURSO SEQUENCIAL DE REDES DE COMPUTADORES COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS . evista BTecLE, 5(3), 150–164. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/361

Edição

Seção

Artigos