LEITURA E ESCRITA EM UM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOB O PRISMA DA PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DE TEXTO DA ESCOLA DE SYDNEY

Autores

  • Daniela da Silva CARDOSO SEDUC-SP, Mauá/SP, Brasil; UNIFESP, Guarulhos/SP, Brasil
  • Maria Beatriz de Azevedo RAMOS SEE-MG, Varginha/MG, Brasil; UNIFESP, Guarulhos/SP, Brasil
  • Maria Eugenia BATISTA UNIFESP, Guarulhos/SP, Brasil

Palavras-chave:

Pedagogia com base em gêneros, Ciclo de ensino e aprendizagem, Ensino de Língua Portuguesa, Material Didático

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar uma análise da proposta de leitura e escrita em uma unidade didática sob o prisma da Pedagogia com base em Gêneros da Escola de Sydney. Nossa fundamentação teórica é norteada pela perspectiva da Linguística SistêmicoFuncional (HALLIDAY, 2014) e a Pedagogia com base em Gêneros (ROSE; MARTIN, 2012). Fazemos uso de uma abordagem metodológica qualitativa para analisar uma unidade de um material didático para o ensino da língua portuguesa no 7o ano em uso na rede pública estadual de São Paulo. Os resultados revelam potencialidades para o trabalho à luz do Ciclo de Ensino e Aprendizagem. Contudo, observou-se o desafio para intervenção do professor no que diz respeito à etapa de Construção Conjunta que leve à Escrita Independente por meio de práticas emancipatórias de ler e escrever.

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Publicado

21/12/2021

Como Citar

CARDOSO, D. da S. ., RAMOS, M. B. de A. ., & BATISTA, M. E. . (2021). LEITURA E ESCRITA EM UM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOB O PRISMA DA PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DE TEXTO DA ESCOLA DE SYDNEY . evista BTecLE, 5(3), 184–202. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/380

Edição

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Artigos