ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E CONCEPÇÃO DE GRAMÁTICA VEICULADA NOS TEXTOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Jucenilton Alves dos SANTOS Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Brasil

Palavras-chave:

Texto, Leitura, Gramática

Resumo

Nos últimos anos, uma quantidade considerável de pesquisas vem mostrando que o ensino de Língua Portuguesa nas instituições de ensino brasileiras ainda privilegia os saberes relacionados à tradição da gramática normativa. Mas, a compreensão de língua progrediu no sentido de ser vista como instrumento de interação entre as pessoas. Os resultados dessas pesquisas mostram que, nas escolas, as atividades não são conduzidas no sentido de desenvolver as habilidades necessárias à plena competência dos saberes relativos aos usos sociais da língua.  O presente trabalho tem como objetivo principal investigar a coleção heterogênea de saberes que envolvam gramática, texto e leitura que são transmitidos em sala de aula, observando os registros e as modalidades linguísticas que prevalecem nesse contexto específico.

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Publicado

20/07/2018

Como Citar

SANTOS, J. A. dos . (2018). ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E CONCEPÇÃO DE GRAMÁTICA VEICULADA NOS TEXTOS EDUCACIONAIS . evista BTecLE, 2(1), 131–150. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/94

Edição

Seção

Artigos