DO MODELO VIRTUAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO PARA O HÍBRIDO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

DO MODELO VIRTUAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO PARA O HÍBRIDO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Authors

Keywords:

Internationalization of Higher Education; Virtual Internationalization; Information and Communication Technologies; Collaborative Online International Learning; Hybrid Internationalization.

Abstract

A utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) deu suporte à transição dos ambientes presenciais aos digitais como resposta ao momento pandêmico, fomentando o desenvolvimento da Internacionalização Virtual (VI). Esta
pesquisa objetiva investigar quais ações foram tomadas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para evitar interrupções nas atividades de internacionalização
pelo desenvolvimento da Internacionalização Virtual. Trata-se de um estudo de caso com objetivo descritivo, utilizando pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicaram três eixos de atuação institucional indutora da Internacionalização Virtual: i. internacionalização do campus com base em cursos online oferecidos em línguas estrangeiras; ii. diretrizes de internacionalização curricular para o desenvolvimento de programas de Aprendizagem Internacional Colaborativa Online; iii. programas online
de capacitação em língua estrangeira visando a internacionalização para todos. A pesquisa destaca a necessidade de estabelecer políticas e planos institucionais à
Internacionalização Virtual com a mesma relevância dos demais planos de gestão.

Author Biographies

Luciane, Universidade Federal de Santa Catarina

 

 

Enio, Universidade Federal de Santa Catarina

 

 

 

Pedro, Universidade Federal de Santa Catarina

 

 

References

REFERENCES

Alqahtani, E. D. (2018). Virtual Internationalization of Higher Education: A Comparative Study between Saudi and UAE Universities (Doctoral dissertation, University of Kansas).

Altbach, P. G., & Knight, J. (2007). The internationalization of higher education: Motivations and realities. Journal of studies in international education, 11(3-4), 290-305.

Belfort, A. C. et al. (2019). O módulo internacional como ação estratégica de internacionalização de um programa de mestrado em Administração. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 12, n. 2, p. 206-229, 2019.

Brazil. (1960). Lei N. 3849, de 18 de dezembro de 1960. Federaliza a Universidade do Rio Grande do Norte, cria a Universidade de Santa Catarina e dá outras providências.

Bruhn, E. (2016). Towards a framework for virtual internationalization. In EDEN Conference Proceedings (No. 2, pp. 1-9).

Bruhn-Zass, E. (2022). Virtual Internationalization to Support Comprehensive Internationalization in Higher Education. Journal of Studies in International Education, 26(2), 240-258.

Canto, R. C. R., Dergint, D. E. A., de Fátima Stankowitz, R., & Mendes, M. A. (2022). Collaborative Online International Learning: revisão de literatura para um modelo de intercâmbio virtual como alternativa de internacionalização nas Instituições de Ensino Superior. REPPE-Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, 6(1), 176-198.

CRESWELL, John W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed.

Dabney-Fekete, I. D. (2020). International Academic Mobility as a Capacity Building Factor in Higher Education. Central European Journal of Educational Research. 2(1), 82-91.

Dafouz, E., & Camacho-Miñano, M. M. (2016). Exploring the impact of English-medium instruction on university student academic achievement: The case of accounting. English for Specific Purposes, 44, 57-67.

De Wit, H. (2013). COIL—Virtual mobility without commercialisation. Retrieved from http://www.universityworldnews.com/article.php?story=20130528175741647

De Wit, H., & Leask, B. (2015). Internationalization, the curriculum, and the disciplines. International higher education, (83), 10-12.

De Wit, H. (2020). The future of internationalization of higher education in challenging global contexts. ETD: Educação Temática Digital, 22(3), 538-545.

De Wit, H., & Leask, B. (2015). Internationalization, the curriculum, and the disciplines. International higher education, (83), 10-12.

Evolve (2022). Evidence-Validated Online Learning through Virtual Exchange Program. Access: https://evolve-erasmus.eu/about-evolve/what-is-virtual-exchange/

Federal University of Santa Catarina - UFSC. (2022a). Office of International Relations - SINTER. About Sinter. Access: https://sinter.ufsc.br/sobreasinter/?lang=en.

Federal University of Santa Catarina - UFSC. (2022b). The Institutional Center for Languages and Translation (NILT). About. Access: https://sinter.ufsc.br/nilt/?lang=en

GIL, A. C. (2002). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Editora Altas.

Goh, P. S. C., & Luen Loy, C. (2021). Factors Influencing Malaysian Preschool Teachers’ Use of the English Language as a Medium of Instruction. SAGE Open, 11(4), 21582440211067248.

González, D. T. (2020). Educación superior en Latinoamérica en una economía post-covid. Revista de Educación Superior en América Latina.

Hammond, C. D., & Radjai, L. (2022). Internationalization of Curriculum in Japanese Higher Education: Blockers and Enablers in English-medium Instruction Classrooms in the Era of COVID-19. Higher Education Forum.

Júnior, C. A. H., & Finardi, K. R. (2018). Internationalization and virtual collaboration: insights from COIL experiences. Ensino em Foco, 1(2), 19-33.

Kim, Y. (2020). The value of interactive polling and intrinsic motivation when using English as a medium of instruction. Sustainability, 12(4), 1332.

Knight, J. (1994). Internationalization: Elements and checkpoints. Ottawa: Canadian Bureau for International Education.

Knight, J. (2007). Internationalization: Concepts, complexities and challenges. In International handbook of higher education (pp. 207-227). Springer, Dordrecht.

Knight, J. (2021). Higher Education Internationalization: Concepts, Rationales, and Frameworks. Revista REDALINT. Universidad, Internacionalización e Integración Regional, 1(1), 65-88.

Lima, C., Bastos, R. C., & Varvakis, G. (2020). Digital learning platforms: an integrative review to support internationalization of higher education. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 36.

Mam, S., Kovin, C., & Sinthunawa, C. (2017). Capacity Building of University Faculty Members to Promote the Sustainable Self in Cambodian Higher Education. ABAC Journal, 37(1), 99-118.

Masri, B. (2017). The trends of international academic mobility in the world. International journal worldwide. Bucharest: Journal of multidisciplinary research and development, 84-86.

NEZ, E. D., & Morosini, M. C. (2020). A PÓS-GRADUAÇÃO EM CENTROS REGIONAIS BRASILEIROS como espaço de internacionalização at home. Movimento - Revista de Educação.

O'Dowd, R. (2018). From telecollaboration to virtual exchange: State-of-the-art and the role of UNICollaboration in moving forward. Research-publishing. net, 1, 1-23.

Oliveira, A. L. D., & Freitas, M. E. D. (2017). Relações interculturais na vida universitária: experiências de mobilidade internacional de docentes e discentes. Revista Brasileira de Educação, 22, 774-801.

Qiang, Z. (2003). Internationalization of higher education: Towards a conceptual framework. Policy futures in education, 1(2), 248-270.

Roy, A., Newman, A., Ellenberger, T., & Pyman, A. (2019). Outcomes of international student mobility programs: a systematic review and agenda for future research. Studies in Higher Education, 44(9), 1630-1644.

Sá, M. J., & Serpa, S. (2020). Cultural dimension in internationalization of the curriculum in higher education. Education Sciences, 10(12), 375.

Stallivieri, L., & Gonçalves, R. B. (2015). Novas propostas pedagógicas para o desenvolvimento de disciplinas ministradas em línguas estrangeiras nas salas de aula multiculturais. Revista de ciências da Administração, 17(41), 130-142.

Stallivieri, L. (2017a). Internacionalização e intercâmbio: dimensões e perspectivas. Ed. Appris, Curitiba.

Stallivieri, L. (2017b). Understanding the internationalization of higher education. Revista de Educação do Cogeime, 26(50), 37-47.

Stallivieri, L. (2020). International virtual education needs greater support. University World News.

Stallivieri, L., & Vianna, C. T. (2021). Covid19: Quo Vadis? Internationalization of higher education: digital environments and beyond.

Stallivieri, L. (2022) 20 years of internationalization: Reimagining the future of education. Erasmus Global Week, Coimbra, Portugal. Access: https://globalweek.ipc.pt/program/work-program/

Slevin, J. F. (2001). Engaging intellectual work: The faculty's role in assessment. College English, 63(3), 288-305.

Suleman, N., Sheikh, A. A., Ali, H., Ali, F., & Rahim, S. (2019). Induction, fortification and primacy of english as a medium of instruction in primary education. Amazonia Investiga, 8(19), 387-393.

Sultana, N. (2016). Need Analysis of Capacity Building of Faculty for Online Teaching. Abasyn Journal of Social Sciences, 58-70.

Sun, Y. (2019). Research on Development Model of Internationalization at Home for Applied Universities. Francis Academic Press.

SUNY COIL CENTER. (2020). Suny Coil Center. What is COIL? Available in: https://online.suny.edu/introtocoil/suny-coil-what-is/

TRIVINOS, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 175 p.

Yin, R. K. (2001). Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman.

Published

2022-12-30

How to Cite

Stallivieri, L., Snoeijer, E. ., & Antonio de Melo, P. . (2022). DO MODELO VIRTUAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO PARA O HÍBRIDO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: DO MODELO VIRTUAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO PARA O HÍBRIDO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. evista BTecLE, 6(2), 286–307. etrieved from https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1100

Issue

Section

RELATOS DE EXPERIÊNCIA