A SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE GRAMÁTICA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Adriana Almeida Colares Universidade Federal do Ceará

Keywords:

Metodologias ativas; Sala de aula invertida; Ensino de língua estrangeira; Francês língua estrangeira; FLE.

Abstract

A sala de aula invertida consiste em fazer em casa o que tradicionalmente é feito em sala de aula e, o que tradicionalmente é feito como trabalho de casa, agora é realizado em sala de aula. Partindo desta definição, este artigo apresenta um relato de experiência do uso da sala de aula invertida no ensino aprendizagem de gramática da língua francesa, com alunos em aquisição do nível A1. As aulas de gramática foram gravadas e disponibilizadas previamente aos alunos, o que proporcionava mais tempo para atividades em sala de aula. Apresentamos exemplos das atividades utilizadas, assim como o resultado da sondagem feita com os alunos sobre suas percepções do desenvolvimento das atividades. De modo geral, os alunos se mostraram satisfeitos com o uso da metodologia, apesar de relatarem falta de tempo para se dedicarem aos estudos de maneira a favorecer um melhor proveito das aulas invertidas. Consideramos a sala de aula invertida uma ferramenta muito eficaz quando combinada a outras práticas, que se ajustem às necessidades dos estudantes e à realidade específica dos grupos.

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Published

2024-06-28

How to Cite

Almeida Colares, A. (2024). A SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE GRAMÁTICA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. evista BTecLE, 8(1), 232–249. etrieved from https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1191

Issue

Section

RELATOS DE EXPERIÊNCIA