STRSUCTURES OF THE BRAZILIAN SIGN LANGUAGE, THE BILINGUISM AND THE THE DEATH COMUNITY CULTURE

Authors

  • Paula Renata Goulart Monteiro Borracini Fatec Artur Azevedo Mogi Mirim

Keywords:

Língua Brasileira de Sinais; Cultura dos surdos; Aquisição de LIBRAS; Educação bilingue

Abstract

Este artigo é fruto do estudo sobre a aquisição de LIBRAS por pessoas surdas como primeira língua, defendendo o bilinguísmo como forma de educação para surdos, bem como a aquisição da Língua Portuguesa como segunda língua. Busca-se a reflexão sobre a formação dos profissionais ligados a educação de surdos e como a inserção na comunidade surda e ouvinte é imprtante neste processo.

References

CAPOVILLA, Fernando & RAPHAEL, Valkíria D. Dicionário Trilingue da Língua de Sinais. Vol 1 e 2.

FAVORITO, Wilma. Educação de surdos; tensões entre educação Bilíngue do surdo na rede regular. In: CONGRESSO BARSILEIRO SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 20 e 22 de maio de 1999, Curitiba – Paraná, p. 139 à 149.

FELIPE, Tanya A. Libras em Contexto. Brasília: Ministério da Educação, 2001.

FREEMAN, Rebecca D. Bilingual Education and Social Change.USA: Editora Multilingual Matters LTDA, 1998, p. 01 à 30.

GÓES, Maria C. R. Considerações sobre reflexidade de alunos surdos frente a linguagem escrita. Revista Brasielira de Educação Especial. Piracicaba: Grafica da Unimep. 1994. Vol 1; nº 2

GROJEAN, Françóis. Life with two languages: Na introduction to Bilinguism. Inglaterra: Harvard University Press, 1982, P. 43 à 112.

JACOB, Evelyn & JORDAN, Cathie. Minority Eduacation: Antopological Perspectives. New Jersey: Ablex Publising Corporation, 1996 .

KANGAS, Tove S. Multiliguism and the Education os Minority Children. In: GARCIA, Ofelia & BAKER, Colin. POLICY AND PRACTICE IN BILINGUAL EDUCATION. Clevedon: Avon, 1998, p 40 à 62

Lei de Diretrizes e Base da Educação nº 14.191/ 2021

LEBRUN, Yvan. Tratando de Afasia. São Paulo: Paramed Editorial, 1983.

MAHER, Tereza Machado. O Dizer do Sujeito Biligue: Aportets da Sociolinguística. In: SEMINÁRIO DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BILINGUE PARA SURDOS. Rio de Janeiro. 21 à 23 de julho de 1997, p. 21 à 27

MARTINEZ, Albertina M. Criatividade em Eduacação Especial. In: III CONGRESSO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. Curitiba. 20 à 22 de maio de 1999, p. 156 à 173.

MACKSAY, Sandra Lee & HORNBERGER, Nacy H. Sociolinguistics and Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1996, Cap. 01; 02; 04; 08.

MOTTE, Telma F. G. Língua de Sinais: Uma Necessidade para a Educação de Surdos. IIn: III CONGRESSO ÍBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Doz do Iguaçu, 1998. Vol 2, p. 49 à 51.

MOURA, Maria Cecília, LODI, Ana C. B. & PEREIRA< Maria Cristina da C. Língua de Sinais e a Educação do Surdo. São Paulo: Tec Art, 1993, p. 01à 39.

PARRA, Inês R. Vedación Del Modelo Bilingue de Atención Integral al Niño Sordo Menor de Cinco Años. In: MEJIA, Anne, & TORAR, Leonel Antonio. PERSPECTIVAS RECIENTES DEL BILINGUIMO Y DE LA EDUCACIÓN BILIGUE EM COLOMBIA. Cali: Universidade del Valle, 1999, p. 148 à 158.

RODE, Tereza Cristina Siqueira. Teatro Para Surdos.In: III CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Foz do Iguaçu, 1998, Vol 2, p. 226 à 228.

ROMAINE, Suzane. Bilinguism. Oxford: Blackwell, 1995, p. 01 à 22.

SALLES, Terezinha V. Uma Abordagem Multisensorial. Revista Espaço: Informativo técnico cintífico do INES. Rios de Janeiro: INES, 994, p. 16 à 19.

Published

2025-06-30

How to Cite

Goulart Monteiro Borracini, P. R. (2025). STRSUCTURES OF THE BRAZILIAN SIGN LANGUAGE, THE BILINGUISM AND THE THE DEATH COMUNITY CULTURE. evista BTecLE, 9(1), 198–208. etrieved from https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1263

Issue

Section

RELATOS DE EXPERIÊNCIA