ANALYTICAL CATEGORIES OF WRITING AND READING PRODUCTION TEXTS
Palavras-chave:
Produção de leitura e escrita, Letramento crítico, Atividades linguísticasResumo
este trabalho visa encorajar o leitor a desenvolver técnicas que compreendem uma observação de categorias analíticas de produções textuais orais e escritas aplicáveis aos gêneros textuais com o objetivo de facilitar sua leitura, levando o leitor a um maior entendimento do conteúdo dele. Foi percebido que a aplicação das técnicas acima mencionadas, durante as aulas ministradas em formato de workshop pelo professor Mestre Luzimar Goulart Gouvêa na Universidade de Taubaté (Unitau) e na Faculdade de Tecnologia (Fatec – BP), usando uma variedade de gêneros textuais, tais como artigos de jornal, textos de opinião, press-release, para estudantes dos cursos de Letras e Serviço Social, poderia ser adaptada para a língua inglesa. Assim, o curso foi completamente traduzido e apresentado no curso de English Language pela estudante de mestrado Maryslan Fabiana Pereira Zuchinalli no quarto Encontro do Grupo de Estudos de Língua Portuguesa na Universidade de Taubaté (Unitau). Como resultados percebemos que, com a aplicação das técnicas apresentadas, tais como objetividade, subjetividade, afirmações categóricas e modalização linguística, anáfora e catáfora, entre outros, os estudantes, mesmo não falantes da língua estrangeira, são capazes não só de entender a ideia central do texto, como também perceber, por meio de uma rápida análise, a ideologia contida nesses textos.
Referências
BAMBERGER, Richard. Como Incentivar o Hábito de Leitura. 7. ed. São Paulo: Ática, 2000
BRANDÃO, Helena. Aprender a ensinar com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1995
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, novembro, 2001.
FOUCAMBERT, Jean. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1986.
KOCK, Ingedore; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Contexto, 2012.
KUENZER, Acácia (Org.). Ensino Médio: Construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 3ª ed. Cortez, 2002.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 3. ed. Campinas, SP: Pontes, 2001.
SILVA, Ezequiel Theodoro. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 5ª ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.