DO PROJETO “ITALIANANDO A SAN PAOLO” À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE LÍNGUA ITALIANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Luciana Duarte BARALDI Universidade de São Paulo (USP)
  • Juliana HASS Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

tecnologias digitais, ensino de línguas, turmas multisseriadas

Resumo

Neste relato, percorreremos as etapas do projeto “Italianando a San Paolo”, realizado em uma turma multisseriada de língua italiana do CEL, que incorporou tecnologias digitais ao cotidiano das aulas para dinamizar as ações de ensino-aprendizagem, ajudar os alunos a adquirir autonomia na aprendizagem, integrar seus conhecimentos prévios com aqueles conquistados no curso, desenvolver capacidade de trabalhar em grupo, entender a importância de se inter-relacionarem e enfrentarem as dificuldades desse contexto de ensino. Cada aluno escolheu um tema, realizou pesquisa e apresentou ao grupo; nós, mediadoras, os orientamos na construção dos conhecimentos. Foram realizadas atividades individuais e/ou em grupo, apresentação oral e debates. Os alunos participaram ativamente, associaram conceitos e informações, compreenderam a importância da comunicação, refletiram sobre a construção do conhecimento, interagiram com os colegas, lidaram com adversidades e desenvolveram postura autônoma nesse processo. O monitoramento aconteceu pelas reuniões, tecnologias utilizadas ─ software educacional, tecnologia móvel, comunidade virtual, e-mails e blogger  ─ anotações, observações, vídeos e fotos para todos acompanharem a concretização do projeto e para avaliação. Os resultados foram positivos para os alunos, a comunidade escolar e a academia, materializando-se na reflexão sobre problemas de ensino. O projeto foi transformado em pesquisa e promoveu mudanças para os envolvidos.

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Publicado

15/07/2017

Como Citar

BARALDI , L. D. ., & HASS, J. . (2017). DO PROJETO “ITALIANANDO A SAN PAOLO” À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE LÍNGUA ITALIANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . evista BTecLE, 1(1), 269–282. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1024

Edição

Seção

Artigos