Escrita colaborativa através do aplicativo popplet

Autores

  • Adriana Aparecida Souza Aguiar IFTM

Palavras-chave:

Língua inglesa, Escrita colaborativa, Tecnologias digitais

Resumo

Este trabalho visa mostrar alguns benefícios do ensino híbrido através da integração de tecnologias digitais à proposta inicial do livro didático de língua inglesa. Os aspectos teóricos baseiam-se no conceito de aprendizagem híbrida (THORNE, 2003), na noção de conectivismo (SIEMENS, 2004) e na importância do trabalho colaborativo (DAMIANI, 2008). Dessa forma, o estudo é realizado através da participação de alunos de um curso técnico em informática integrado ao ensino médio. Esses alunos são envolvidos em uma atividade de escrita a partir do gênero mapa conceitual através do aplicativo popplet. Os mapas conceituais são hospedados numa comunidade no google+ com intuito de proporcionar a visualização dos trabalhos dos colegas e a inserção de opiniões sobre a atividade realizada.  Os resultados demonstram que os alunos envolvidos têm uma participação mais ativa, desenvolvem a autonomia, aprendem a gerenciar conflitos, desenvolvem a criatividade etc. Assim, conclui-se que o ensino híbrido transforma e melhora a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que as tecnologias digitais fazem parte da realidade do mundo contemporâneo. Portanto, o envolvimento dos alunos é mais dinâmico e as experiências vividas proporcionam aprendizagens mais significativas. 

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Publicado

15/07/2017

Como Citar

Aguiar, A. A. S. . (2017). Escrita colaborativa através do aplicativo popplet . evista BTecLE, 1(1), 333–344. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1028

Edição

Seção

Artigos