FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA: DIMENSÕES MULTIFACETADAS DA DOCÊNCIA DE LÍNGUAS
Palavras-chave:
formação docente, ensino de línguas, formação discenteResumo
Esta pesquisa[1] desenvolveu-se no âmbito da Supervisão Pedagógica Regional Grande São Paulo Sul e Baixada Santista, contemplando os docentes que ministram aulas de línguas nas vinte e sete unidades que compõem a regional. O eixo temático selecionado foi “Formação de professores de línguas para fins específicos” por considerar a formação do formador e a sua experiência docente de suma relevância quando da adoção de práticas pedagógicas em sala de aula. Os docentes foram convidados a participar espontaneamente da pesquisa, que constou de um questionário cujo objetivo era investigar a formação; o tempo de atuação na docência; os desafios enfrentados na formação técnica dos alunos; a visão docente quanto à contribuição do seu componente curricular para a formação de competências dos futuros profissionais; o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula; o interesse do docente por cursos de aperfeiçoamento. A fundamentação teórica da pesquisa debruçou-se sobre os estudos de Isabel Alarcão (2010), Antônio Nóvoa (1995), Pedro Demo (2002), Bernadete Gatti (2009), Maurice Tardif (2002), José Libâneo (1994), dentre outros expoentes que refletem a respeito da dimensão multifacetada da formação dos professores. Assumindo o viés de cunho investigativo, o levantamento das respostas obtidas, em diálogo com o referencial teórico de peso, resultou em uma análise que demonstra a heterogeneidade do corpo docente do Centro Paula Souza. O estudo evidenciou o imperativo da formação docente para a oferta de um ensino de qualidade, e apontou para uma reflexão crítica sobre a praxis dos docentes de língua estrangeira no século XXI, uma vez que ao professor de línguas modernas não basta apenas a formação bancária, mas o aprimoramento e a experiência pessoal e profissional no uso do idioma.
[1] Os dados constantes neste artigo foram apresentados no III Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica (III CBTecLE) como comunicação oral, sob o título de “Formação de professores de línguas: entre a teoria e as práticas pedagógicas”
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos numa escola reflexiva. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
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LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
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