INTERCÂMBIO CULTURAL DE INGLÊS DO CENTRO PAULA SOUZA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Intercâmbio cultural, Conhecimento linguístico, Análise de desempenhoResumo
Este artigo tem por finalidade apresentar os resultados de um estudo sobre o desempenho línguístico de alunos dos cursos técnicos e tecnológicos do Centro Paula Souza (CPS) que em 2015 participaram do intercâmbio cultural para aprendizagem de língua inglesa, numa iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento do Estado de São Paulo e da Superintendência do CPS. Os dados sobre o desempenho linguístico foram colhidos através de um comparativo efetuado pelas instituições responsáveis pelo curso de línguas, oferecido aos alunos em países falantes de língua inglesa, através de dois instrumentos de avaliação: o primeiro, aplicado no início do curso, e o segundo no final. A análise dos dados nos permitiu constatar que o programa de intercâmbio cultural atua positivamente no aprimoramento da formação dos alunos. Além de incentivar o uso do idioma como ferramenta de acesso à informação e comunicação, a interação com outras culturas e conhecer novas formas de pensar e agir, ele é de extrema importância para o desenvolvimento de habilidades que serão exigidas dos futuros profissionais no mercado de trabalho.
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