PEDAGOGIA DE PROJETOS: Práticas Bem-Sucedidas em Aulas de Inglês

Autores

  • Luciani Vieira Gomes Alvareli FATEC CRUZEIRO / UNIFATEA LORENA
  • Taciana Oliveira Carvalho Coelho FATEC GUARATINGUETÁ

Palavras-chave:

Pedagogia de projetos, Aprendizagem de inglês, Autonomia

Resumo

No passado, acreditava-se que terminada a graduação, o profissional estaria apto a atuar em sua área por toda vida. Hoje não é essa a realidade, sobretudo para o profissional docente. Esse deve ter consciência de que sua formação é permanente e ocorre também em seu dia a dia de sala de aula. A reflexão sobre projetos bem sucedidos no ensino-aprendizagem de inglês é uma forma de contribuir para a formação de professores crítico-reflexivos que se instrumentalizam, se atualizam e evoluem continuamente como profissionais e como pessoas. A renovação e a reinvenção diária da prática docente por meio de trabalho com projetos é o foco deste artigo, que se propõe a apresentar projetos desenvolvidos em unidades FATEC, visando à expansão do vocabulário e ao aperfeiçoamento das habilidades dos alunos, buscando tornar a aprendizagem discente cada vez mais autônoma e real. As propostas dos projetos desenvolvidos estão relacionadas a: expansão vocabular e gramatical, desenvolvimento da habilidade oral e aperfeiçoamento da escrita, de forma integrada e sempre aproveitando o potencial das TIC. A pesquisa encontra respaldo teórico sobre a pedagogia de projetos em John Dewey (1910), Fernando Hernandez (2000), Nilbo Nogueira (2001), Richards (2006), Vygotsky (2006), Simões (2008), bem como em Abeysekera & Dawson (2015). Os resultados mostram que uma visão integrada de educação escolar no contexto atual fortalece a autoestima dos alunos e os auxilia a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem, por estarem envolvidos em atividades de interação social que se aproximam de temas e situações reais. Esta investigação tem permitido constatar que os alunos que participam de tais projetos têm se tornado mais autônomos e mais responsáveis pela própria aprendizagem, melhorando seu vocabulário e suas habilidades orais e escritas na língua inglesa.

Referências

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Publicado

15/07/2017

Como Citar

Alvareli, L. V. G. ., & Coelho, T. O. C. . (2017). PEDAGOGIA DE PROJETOS: Práticas Bem-Sucedidas em Aulas de Inglês . evista BTecLE, 1(1), 528–549. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1040

Edição

Seção

Artigos