A LITERATURA INFANTO-JUVENIL COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DE REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Taciana Oliveira Carvalho Coelho Fatec Guaratinguetá

Palavras-chave:

Formação Docente, Reflexão-Crítica, Literatura Infanto-Juvenil

Resumo

O objetivo deste artigo, cujo tema foi desenvolvido na Tese de Doutorado da autora (COELHO, 2011), é descrever uma experiência de formação crítico-reflexiva de professoras-alfabetizadoras mediada pela leitura da obra A fada que tinha ideias (ALMEIDA, 1976), visando a uma contribuição de relevância social para a transformação da prática pedagógica. No trabalho, são discutidos construtos teóricos sobre reflexão e reflexão-crítica, como propostos por Schön (2000), Freire (1970/1984, 2002) e Dewey (1933/1959) e uma obra de literatura infanto-juvenil é utilizada como elemento desencadeador da reflexão crítica proposta. 

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Publicado

20/12/2017

Como Citar

Coelho, T. O. C. . (2017). A LITERATURA INFANTO-JUVENIL COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DE REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES . evista BTecLE, 1(2), 013–029. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1049

Edição

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