Relato de uma experiência docente: as tarefas comunicativas no ensino de Inglês

Autores

  • Simone Cristina SUCCI PUC-SP

Palavras-chave:

aula de Inglês, tarefas comunicativas, negociação de sentidos

Resumo

Este relato de experiência apresenta o trabalho desenvolvido num curso de extensão, intitulado Inglês I realizado no 1º semestre de 2015, no Instituto Federal, campus Barretos – SP. O curso teve carga horária de 40 horas e foi ministrado para 13 alunos, embora estivessem 18 efetivamente matriculados.  A faixa etária dos alunos era, em média, de 18 a 40 anos e tinham expectativas parecidas com relação ao curso. A metodologia utilizada no curso baseou-se na aplicação das tarefas comunicativas. Com o objetivo de desenvolver as habilidades comunicativas em LI através da negociação de sentidos para atingir a compreensão recíproca, o professor utilizou, como metodologia, as tarefas comunicativas (PRABHU, 1987) e os padrões interacionistas propostos por Pica (PICA, 1989), cuja sequência de negociação de sentidos compreende quatro esferas: quando o enunciado não é compreendido - o trigger (desencadeador de negociação) – que gera o signal response (sinal de não-compreensão), produzido pelo ouvinte. O interlocutor, em resposta ao sinal de não-compreensão produz a resposta imediata (follow-up response) que poderá seguir ou não seguir um sinal de compreensão para a continuação da conversa (continuation move) pelo ouvinte.                                                                                       

Referências

ALMEIDA FILHO, J.C.P. (Org). Parâmetros Atuais no Ensino de Português Língua Estrangeiras. Campinas: Pontes Editores. -------------. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas: Pontes Editores, 1997.

KRASHEN, S. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Oxford:

Pergamom Press, 1982

LONG, M. Input and second Language acquisition theory. In Gass & Madden (eds),

PHABHU, N.S. Second Language Pedagogy. Oxford: Oxford University Press, 1987.

PICA, Teresa, Second language through interaction: Multiple perspectives. In REGAN,

Vera. Contemporary approaches to second languages acquisitions. Dublin: University

CollegeDublin Press, 1998. ,

SWAIN, M. Communicative Competence: Some roles of comprehensible input and comprehensible output in its development, In: S. M. Gass e C. G. Madden, orgs. Input in Second Language Acquisition, Cambridge : Newbury House Publishers, 1985.

Downloads

Publicado

15/07/2017

Como Citar

SUCCI, S. C. . (2017). Relato de uma experiência docente: as tarefas comunicativas no ensino de Inglês . evista BTecLE, 1(1), 573–584. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1042

Edição

Seção

Artigos