Relato de uma experiência docente: as tarefas comunicativas no ensino de Inglês
Palavras-chave:
aula de Inglês, tarefas comunicativas, negociação de sentidosResumo
Este relato de experiência apresenta o trabalho desenvolvido num curso de extensão, intitulado Inglês I realizado no 1º semestre de 2015, no Instituto Federal, campus Barretos – SP. O curso teve carga horária de 40 horas e foi ministrado para 13 alunos, embora estivessem 18 efetivamente matriculados. A faixa etária dos alunos era, em média, de 18 a 40 anos e tinham expectativas parecidas com relação ao curso. A metodologia utilizada no curso baseou-se na aplicação das tarefas comunicativas. Com o objetivo de desenvolver as habilidades comunicativas em LI através da negociação de sentidos para atingir a compreensão recíproca, o professor utilizou, como metodologia, as tarefas comunicativas (PRABHU, 1987) e os padrões interacionistas propostos por Pica (PICA, 1989), cuja sequência de negociação de sentidos compreende quatro esferas: quando o enunciado não é compreendido - o trigger (desencadeador de negociação) – que gera o signal response (sinal de não-compreensão), produzido pelo ouvinte. O interlocutor, em resposta ao sinal de não-compreensão produz a resposta imediata (follow-up response) que poderá seguir ou não seguir um sinal de compreensão para a continuação da conversa (continuation move) pelo ouvinte.
Referências
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