Uma experiência de educação: surdos do mercado de trabalho revisitando a Língua Portuguesa na presença da Libras

Autores

  • Juliana Pellegrinelli Barbosa Costa

Palavras-chave:

Surdo, Língua Portuguesa, Libras

Resumo

O projeto ‘Uso da Tecnologia entre Surdos e Ouvintes: resposta ao aprendizado de Libras a partir dos desafios das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza’ propôs, de 2013 a 2015, auxiliar a inclusão profissional e educacional do surdo pesquisando Tecnologias Assistivas apoiadas na Libras. O objetivo da oficina de Língua Portuguesa para surdos foi uma tentativa de dialogar com o mercado de trabalho e de aproximar surdos do ambiente universitário. Foi desenvolvida parceria com a prefeitura de Barueri, através da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que auxiliou concedendo a intérprete de Libras. Houve 6 alunos, duas aulas semanais, durante 4 meses. A metodologia teve três eixos como fundamento; uso da narrativa como instrumento didático para ensino do português;  leitura/interpretação; uso de imagens, como meios de abordar aspectos linguísticos pertinentes ao desenvolvimento da escrita. Foram usadas as redes sociais, Facebook e Whatsapp, para partilha de materiais e interação. Como resultado, a experiência ofereceu aos alunos maior letramento digital. Houve explicação do tipo de linguagem usada nessas tecnologias, foi abordada a questão da linguagem formal, não formal e norma culta. Foi usada linguagem formal, como meio de ensino através da oferta de diálogos reais e significativos. 

Referências

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Publicado

15/07/2017

Como Citar

Costa , J. P. B. . (2017). Uma experiência de educação: surdos do mercado de trabalho revisitando a Língua Portuguesa na presença da Libras . evista BTecLE, 1(1), 632–648. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1046

Edição

Seção

Artigos