MODELIZAÇÃO DO GÊNERO FOTONOVELA PARA AULAS DE LÍNGUAS NA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA

Autores

  • Kathia Alexandra Lara Canizares ETEC. Dr. Domingos Minicucci Filho/Botucatu, do Centro Paula Souza, e de Língua Espanhola no Colégio La Salle/Botucatu.
  • Rosa Maria Manzoni Unesp/Bauru

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Fotonovela, Ensino de espanhol

Resumo

Com o objetivo de modelizar o gênero textual fotonovela, por capacidade de linguagem, à luz de várias teorias (Enunciação, Gêneros do Discurso, Engenharia do Interacionismo Sociodiscursivo), esta pesquisa documental bibliográfica foi projetada e realizada durante as aulas da disciplina de Ensino/Aprendizagem, do Mestrado Profissional Docência para Educação Básica, UNESP/Bauru. A capacidade de ação do gênero fotonovela, com fins didáticos (aulas de espanhol), paira sobre o aluno em situação escolar. O plano geral do texto (capacidade discursiva) corresponde a quadros separados pela calha, balão de fala dos personagens, legendas e fotografias. Sequência textual narrativa-dialogal, pois o tipo de discurso na voz do narrador é narração, da ordem do NARRAR, autônomo; mas na voz das personagens o tipo é o discurso interativo, da ordem do EXPOR, implicado. Nos mecanismos de enunciação o

gerenciamento das vozes dá-se pelo narrador e pelas personagens. Os elementos metatextuais são importantes para a compreensão da intenção comunicativa.

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Publicado

20/12/2017

Como Citar

Canizares, K. A. L. ., & Manzoni, R. M. . (2017). MODELIZAÇÃO DO GÊNERO FOTONOVELA PARA AULAS DE LÍNGUAS NA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA . evista BTecLE, 1(2), 132–150. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1057

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