MODELIZAÇÃO TEÓRICO-DIDÁTICA DO GÊNERO DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA ADAPTADA AO VESTIBULAR DA UNESP

Autores

  • Kathia Alexandra Lara CANIZARES ETEC/Botucatu; UNESP, Bauru/SP, Brasil
  • Thaís Cavalcanti dos SANTOS UNESP, Bauru/SP, Brasil
  • Rosa Maria MANZONI UNESP, Bauru/SP, Brasil

Palavras-chave:

Modelo teórico-didático, Interacionismo Sociodiscursivo, Dissertação argumentativa de vestibular

Resumo

O objetivo desse trabalho é construir um modelo teórico e didático da dissertação argumentativa do vestibular (DAV), à luz da Teoria do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que atenda às exigências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) com o intuito de ser utilizado como instrumento de subsídio ao planejamento de aulas de produção de textos. Gêneros textuais são materiais e instrumentos que, aliados a estratégias didáticas, contribuem para o desenvolvimento das capacidades de linguagem. É de extrema importância à formação do professor pensar nos componentes dos gêneros, que requer a visualização do modelo teórico, para poder orientar a sua transposição. A metodologia ancora-se no estudo de textos teóricos que abordam o gênero sugerido a partir da formulação teórica de Bronckart (2003) acerca dos elementos estruturais do texto. Por meio dessa modelização teórico-didática, o professor poderá dispor de informações para promover atividades pedagógicas que desenvolvam as capacidades de linguagem nos seus alunos.

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Publicado

12/07/2019

Como Citar

CANIZARES, K. A. L. ., SANTOS, T. C. dos ., & MANZONI , R. M. . (2019). MODELIZAÇÃO TEÓRICO-DIDÁTICA DO GÊNERO DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA ADAPTADA AO VESTIBULAR DA UNESP . evista BTecLE, 3(1), 154–174. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/112019153

Edição

Seção

Artigos