O uso do aplicativo Duolingo em uma turma de Comércio Exterior na Faculdade de Tecnologia da Zona Leste de São Paulo
Palavras-chave:
Processo Ensino-Aprendizagem, Aplicativo Duolingo, TecnologiaResumo
Este trabalho tem por finalidade descrever e analisar o uso do aplicativo
Duolingo em uma turma de segundo semestre do curso de Comércio Exterior, na Faculdade de Tecnologia da Zona Leste de São Paulo. Para tanto, foram analisadas proposições teóricas acerca do processo ensino-aprendizagem, do uso de tecnologias no ambiente educacional, bem como, a descrição do aplicativo e seu apoio ao ensino da Língua Inglesa. Além da pesquisa bibliográfica, houve também um estudo comparativo analisando as notas de dois semestres dos alunos após o uso do aplicativo, bem como um breve resumo sobre outros aplicativos. Dentre os principais teóricos discutidos neste estudo, destacam-se: Vygotsky (1998), Bahktin (1997), os quais compreendem a linguagem como um ferramenta de interação e transformação dos sujeitos, discutimos também fenômeno da internet na sociedade e seus impactos no cotidiano do processo ensino-aprendizagem.
Referências
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10.ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara F. Vieira. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
BELLONI, M. L. Educação à distância. Campinas, SP: Autores associados, 2003.
CIRIACO Douglas. O que é e como usar o Duolingo. Disponível em: <https://canaltech.com.br/internet/O-que-e-e-como-usar-o-Duolingo/>. Acesso em: 23 set. 2017.
Download do aplicativo Google Play. Disponível em: < https://play.google.com/store/apps/details?id=com.duolingo.tinycards&hl=en >.
Duolingo quem somos. Disponível em:< https://www.duolingo.com/press>.
Facebook. Disponível em:< https://www.facebook.com/tinycards/?ref=page_internal>.
GRAHAM Jefferson: Apple's choice for App of the Year. Disponível em: <https://www.usatoday.com/story/tech/columnist/talkingtech/2013/12/17/duolingohttps://www.usatoday.com/story/tech/columnist/talkingtech/2013/12/17/duolingo-apples-iphone-app-of-the-year/4042469/apples-iphone-app-of-the-year/4042469/#>.
HOLEC, H. Autonomy and Foreign Language Learning. Oxford: Pergamon.
Strasbourg: Council of Europe, 1979.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7.ed4.reimpr. São Paulo: Editora Atlas, 2011.
Melhores aplicativos em 2014. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/collection/promotion_3000f13_best_of_2014?hl=en
MORAN, José. O que é educação à distância. 2013. Disponível em: http://www2.ecausp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist/.pdf. Acesso em: 21 ago. 2017.
OLIVEIRA, Estevão Soares; MEDEIROS, Hercílio; LEITE, Jan Edson; ANJOS, Eudisley; OLIVEIRA, Felipe Soares. PROPOSTA DE UM MODELO DE CURSOS
BASEADO EM MOBILE LEARNING: Um experimento com professores e tutores no Whatsapp. 2014. Disponível em: http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-
esud2014/files/pdf/128186.pdf. Acesso em: 24 set. 2016
PERREIRA, André Luiz. Duolingo: site que quer traduzir a internet inteira se torna público, 2012. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/novidade/25293https://www.tecmundo.com.br/novidade/25293-duolingo-site-que-quer-traduzir-a-internet-inteira-se-torna-publico.htmduolingo-site-que-quer-traduzir-a-internet-inteira-se-torna-publico.htm>. Acesso em: 16 set. 2017.
RIP EMPSON. Fast-Growing Duolingo Caps Off A Big Year With The Crunchie For “Best Education Startup” Disponível em: <https://techcrunch.com/2014/02/11/fast-growing-duolingo-caps-off-a-bighttps://techcrunch.com/2014/02/11/fast-growing-duolingo-caps-off-a-big-year-with-the-crunchie-for-best-education-startup/year-with-the-crunchie-for-best-education-startup/>.
SACCOL, Amarolinda; BARBOSA, Jorge; SCHLEMMER, Eliane; REINHARD,
Nicolau; SARMENTO, Carolina. M-LEARNING OU APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE: Um estudo exploratório sobre sua utilização no Brasil. 2007. <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/ADI-B706.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2016.
Sobre o Tinycards. Disponível em:< https://tinycards.duolingo.com/press>.
SOUZA, Elson de. Aulas de inglês: veja 5 aplicativos grátis de celular que ensinam o idioma, 2016. Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/07/aulas-de-ingles-veja-5-aplicativoshttp://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/07/aulas-de-ingles-veja-5-aplicativos-gratis-de-celular-que-ensinam-o-idioma.htmlgratis-de-celular-que-ensinam-o-idioma.html>. Acesso em: 16 set. 2017.
Tinycards - Fun Flashcards. Disponível em: <https://itunes.apple.com/us/app/tinycardshttps://itunes.apple.com/us/app/tinycards-fun-flashcards/id1109425556?mt=8fun-flashcards/id1109425556?mt=8>.
Twitter. Disponível em: < https://twitter.com/tinycardsapp>.
VALADARES, Guilherme Pinto; MURTA, Claudia Almeida. APLICATIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: Duolingo e Sentence Builder. 2016. Disponível em:< http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/upload/48.pdf >. Acesso em: 15 set. 2016.
VERNE. Assim é o mapa do mundo de acordo com os idiomas que estudamos, 2016. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2016/05/07/internacional/1462632018_064743.html>. Acesso em: 16 set. 2017.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
WARSCHAUER, M. Balancing the One-To-One Equation: Equity and Access in Three Laptop Programs. Disponível em:
<http://education.uci.edu/person/warschauer_m/docs/balancing.pdf> Acesso em: 24 set.
Yi, C.C., & LIAO P.W; Huang, C.F; Hwang, I-H ui.(2009). Acceptance of Mobile Learning: A Respecification and Validation of Information System Success.
Proceedings Of World Academy Of Science, Engineeri ng And Technology, V. 41, ISSN: 2070-3740
boas razões para aprender outra língua, 2015. Disponível em:
<http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/05/27/1125838/4-boas-razeshttp://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/05/27/1125838/4-boas-razes-aprender-outra-lingua.htmlaprender-outra-lingua.html>. Acesso em: 16 set. 2017.